Governo prepara modelagem para usina de geração de energia a partir de lixo urbano

Estudos devem avaliar a viabilidade técnica e econômica para implantação de empreendimento

qua, 16/09/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia anuncia a contratação de estudos de modelagem do negócio para implantação de usina de geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos. O processo de licitação teve como vencedor o consórcio Andrade & Canellas/Proema, formado pelas empresas Andrade & Canellas Consultoria e Engenharia Ltda. e Proema Engenharia e Serviços, ambas de São Paulo. 

O contrato de serviço, incluído no plano de trabalho do convênio de cooperação firmado entre a Secretaria de Saneamento e Energia e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), teve sua assinatura firmada no final de agosto. 

Os estudos preveem uma avaliação completa da viabilidade para que a iniciativa pública e/ou privada implante no Estado a primeira usina de geração de energia a partir da utilização do lixo urbano – esse assunto vem despertando o interesse de municípios e consórcios de municípios paulistas de diversas regiões. “Essa modelagem considerará os aspectos técnicos, econômicos, legais, institucionais, de estruturação do negócio, de financiamento, comerciais e ambientais e nos dará base para avaliar a melhor forma de implantação de empreendimentos dessa natureza”, afirma Jean Negri, Coordenador de Energia da Secretaria de Saneamento e Energia. 

As usinas de recuperação e conversão de resíduos sólidos urbanos em energia têm papel significativo para a preservação do meio ambiente. Com a usina, o lixo será aproveitado com a finalidade energética e, com isso, reduz-se a necessidade de criação de novas áreas para aterros sanitários – uma questão que já se tornou crônica especialmente na região metropolitana de São Paulo e nos municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte. 

“Tomamos como modelo empreendimentos desse tipo que já estão em operação na Alemanha, França, Portugal e Espanha. Esses países usam uma tecnologia avançada e são dotados de rigorosos padrões ambientais”, explica Negri. 

O prazo para a conclusão dos estudos é de 180 dias a partir da contratação do trabalho.

Da Secretaria de Saneamento e Energia