Governo premia os melhores da cultura em 2010

Criado nos anos 50, Prêmio Governador do Estado é entregue no Palácio dos Bandeirantes

ter, 07/12/2010 - 20h10 | Do Portal do Governo

(Atualizado 08/12 às 10h)

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Alberto Goldman entregou nesta terça, 7 o Prêmio Governador do Estado. O reconhecimento é oferecido pela Secretaria da Cultura para os artistas, grupos e obras que se destacaram em São Paulo ao longo de 2010 nas categorias Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Difusão Cultural, Teatro e Música – além do prêmio de Destaque Cultural, por toda a carreira.

O prêmio foi criado nos anos 50, mas, desde então, sofreu algumas interrupções até deixar de ser entregue, em 1997. De acordo com o Secretário da Cultura, o objetivo é tornar a premiação um acontecimento anual, integrando a agenda cultural do Estado. “São Paulo já é considerado o grande centro industrial do País, é o grande centro agrícola do País, é um grande centro de serviço do País, da América Latina e até do mundo. É reconhecido, mas passa a ser cada vez mais reconhecido como um dos grandes centros culturais do mundo”, disse o governador na cerimônia de premiação.

Durante os meses de agosto e setembro, pessoas de todo o Estado indicaram artistas, obras, grupos ou, em cada uma das categorias, pelo site Prêmio Governador do Estado. Os escolhidos do público foram então avaliados por comissões julgadoras, formadas por especialistas de cada área, que definiram os ganhadores. Os premiados de cada modalidade artística receberão um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 60 mil. A categoria Destaque Cultural, que contempla uma única personalidade pelo conjunto de sua obra, tem premiação de R$ 100 mil.

“O objetivo do Prêmio é homenagear as pessoas que produzem cultura no Estado e ajudam a tornar São Paulo o principal polo artístico do País”, disse o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. “Queremos resgatar a importância que o Prêmio teve no passado e manter a tradição de realizá-lo anualmente”.

Clique aqui e veja a lista completa dos premiados em 2010.

Da Secretaria da Cultura