Governo Paulista vai investir R$ 20 milhões em livros para alunos do Ensino Médio

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 26 - Programa Leia Mais beneficia mais de três milhões de alunos, que vão poder opinar na escolha do acervo via inte

seg, 25/06/2001 - 14h41 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 26 – Programa Leia Mais beneficia mais de três milhões de alunos, que vão poder opinar na escolha do acervo via internet

O governador Geraldo Alckmin lança nesta terça-feira, dia 26, às 18 horas, no Palácio dos Bandeirantes, o Programa Leia Mais de formação de bibliotecas escolares do Ensino Médio.

Iniciativa inédita no País, o governo paulista vai investir R$ 20 milhões na compra de três milhões de livros não-didáticos para as escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

Os alunos poderão escolher os livros via internet, entre as 1.944 obras de 1.245 autores nacionais e estrangeiros pré-selecionados por uma comissão de especialistas formada pela Secretaria da Educação.

O site www.ensinomedio.sp.gov.br será lançado durante a cerimônia e terá acesso irrestrito. Assim, alunos e pais poderão conhecer acervo e resenhas até o dia 13 de julho para opinar junto à diretoria da escola. A seleção final caberá aos professores e diretores, As escolhas devem ser feitas até o dia 10 de agosto.

Para isso, cada unidade de ensino recebeu uma senha eletrônica da Secretaria e o registro da operação é feito automaticamente no banco de dados. A Secretaria prevê a entrega das obras no mês de outubro.

Cada escola poderá adquirir o número de exemplares correspondente ao número de alunos que atende no Ensino Médio. Além disso, a escola receberá trezentas obras do acervo básico escolhido pela comissão.

Até agora, apenas as escolas de Ensino Fundamental recebiam recursos para a aquisição de livros. O Leia Mais visa oferecer um acervo de qualidade para os cerca de dois milhões de alunos, seguindo as metas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio do Governo do Estado.

Um programa especial da TV Cultura vai transmitir ao vivo, do Palácio dos Bandeirantes, o lançamento do Leia Mais para cerca de sete milhões de espectadores, público formado por pais, alunos, professores e diretores das escolas participantes. Exibirá também cenas gravadas mostrando como navegar no novo site para conhecer o acervo.

Data: Terça-feira, dia 26 de junho de 2001
Horário: 18 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, nº 4.500 – São Paulo-SP

Presenças: secretária estadual da Educação, Rose Neubauer; autores de livros nacionais e dirigentes da Câmara Brasileira do Livro, do Sindicato Nacional do Editores de Livros e da Associação Brasileira de Editores de Livros.