Governo paulista reduz carga tributária da indústria naval

Decreto assinado por Alckmin suspende os impostos cobrados na importação de produtos navais que não possuam similares no Brasil

qui, 17/10/2013 - 17h28 | Do Portal do Governo

Reduzir os impostos pagos pela indústria naval para aumentar a competitividade do setor foi o objetivo da medida anunciada pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 17, durante a 16ª edição do São Paulo Boat Show.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O decreto assinado por Alckmin suspende os impostos cobrados na importação de produtos navais que não possuam similares no Brasil e estabelece que bens destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa, serão revertidos em crédito.

“Tiramos o ICMS e reduzimos a carga tributária para dar mais competitividade à Indústria Naval. Estaleiros e indústrias que tinham saído de São Paulo vão voltar para o Estado e nós vamos fazer crescer um setor importantíssimo para gerar emprego”, disse o governador.

Alckmin destacou a importância de estimular o setor náutico. “A medida dará mais competitividade para a indústria paulista poder crescer e gerar mais emprego. Poderemos avançar em um setor estratégico. É impressionante a quantidade de emprego que a indústria náutica gera na região metropolitana, Osasco, ABC, Baixada Santista e no Interior de São Paulo”, afirmou. A desoneração do setor naval passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Estado.

O decreto estabelece diferimento aos impostos que incidem na saída interna e na importação de matérias-primas e produtos intermediários, destinados à fabricação de embarcações para esporte e lazer. 

Outros anúncios

Durante o evento, o governador também assinou um decreto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, que cria o Fórum Náutico Paulista. A iniciativa vai discutir novos avanços na área de ciência e tecnologia, formação de mão de obra e apoio às pequenas empresas.

“Este é um setor que tem pequenas, médias e grandes empresas. Mão de obra intensiva em toda a cadeia produtiva. Desde a indústria, até manutenção, marinha, ele distribui renda, irriga a economia e gera muitos postos de trabalho”, completou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado