Governo paulista realiza seminário internacional ‘Gênero no Mundo do Trabalho’

Seminário acontece nos dias 11 e 12 de maio

qua, 10/05/2000 - 16h20 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias 11 e 12 deste mês (quinta-feira e sexta-feira) se realizará no Parlamento Latino Americano, o seminário internacional “Gênero no Mundo do Trabalho”. O seminário está sendo promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, e pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, o Canadian Labour and Business e o Canadian Steel Trade and Employment Congress. O objetivo do encontro é a apresentação e discussão de experiências e propostas envolvendo diversos atores sociais. O destaque fica para a pauta “Trabalho – Um assunto de Mulheres”, envolvendo importantes discussões sobre a melhoria da qualidade de vida humana para o século XXI, considerando como elemento-chave, a posição das mulheres na sociedade.
A tese de que o aumento da escolarização e profissionalização da mulher pode assegurar uma melhor condição para o nascimento e educação das crianças passa a ser um ponto relevante quando lembrarmos que, a cada década, nasce um milhão de pessoas em todo o mundo.
No Brasil há um aumento progressivo do número de mulheres que atuam como chefes de família que cuidam sozinhas da alimentação e educação dos filhos, assim como também é bastante representativo o número de mulheres que atingirão a idade de procriação nos próximos 20 anos. Fatores como a falta de qualificação profissional, a discriminação salarial, racial e estética entre outros, são pontos que merecem maior empenho no sentido de sensibilizar a sociedade para mudanças dos conceitos de empregabilidade. Todas as discussões do seminário, levarão em conta que a atual realidade de desemprego extrapola a questão de gênero, porém, sem esquecer a abertura de oportunidades no mercado de trabalho, sejam através de novas profissões ou de novas fontes de renda, deve compor os programas públicos e privados do “mundo do trabalho”, mantendo sempre viva a relação com esta questão.
A inscrição para o seminário é gratuita e poderão ser enviadas por fax (011) 3311-1138, e-mail: coport.sert@uol.com.br ou no ato.