Governo paulista realiza obras para aumentar a oferta de água em Ferraz de Vasconcelos

nd

qua, 16/08/2000 - 18h31 | Do Portal do Governo

O Governo paulista, por intermédio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, iniciou no mês de julho as obras para a construção de uma nova estação de bombeamento de água no município de Ferraz de Vasconcelos.
O empreendimento é composto por dois conjuntos de bombas, com capacidade para impulsionar 280 litros de água por segundo cada um. Um conjunto de bombas trabalhará permanentemente e o outro ficará de reserva, podendo ser acionado em momentos estratégicos ou emergenciais. Desta forma, a Sabesp garantirá a distribuição de água 24 horas para os bairros localizados nas regiões mais altas do município.
Os investimentos do Governo para realização dessa obra é de R$ 1,1 milhão, e a previsão de conclusão é de até seis meses. Atualmente, a Sabesp está executando a parte civil da obra, mas os equipamentos já estão sendo adquiridos e devem chegar a partir do próximo mês.

Perfil

Com uma extensão territorial de 185 km2 e uma população urbana de 145 mil habitantes, dos quais 85% contam com o abastecimento de água, Ferraz tem 237 km de redes de água, 39 mil imóveis atendidos com água tratada, dois reservatórios, com capacidade para armazenar 7 milhões de litros de água, uma estação elevatória de água e cinco unidades de bombeamento de água móveis. Ferraz não conta com estação de tratamento de água e recebe a água tratada da Estação de Tratamento Taiaçupeba, integrante do Sistema Alto Tietê, localizada em Suzano.
Com a construção da nova estação de bombeamento, a oferta de água no município passará de 300 litros por segundo para até 560 litros por segundo. Os principais beneficiados serão cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque São Francisco, Jardim Júlio de Carvalho, Vila São Paulo, Jardim Castelo, Santa Margarida e Vila Industrial. Esses bairros localizam-se nas partes mais altas, por isso, nos dias quentes, quando o consumo aumenta, há dificuldade em manter a distribuição de água 24 horas.

Obras complementares

Além da nova estação de bombeamento, a Gerência Regional de Suzano estará assentando 4,5 km de novas redes até o final deste ano e mais 3,9 km de redes de distribuição no primeiro semestre do próximo ano. Com isso, o sistema de distribuição será reforçado, fazendo com que a água chegue aos imóveis localizados nas partes mais altas. O investimento nessas obras é de R$ 819 mil.