Governo paulista lança sistema eletrônico para fornecedores e prestadores de serviço do Estado

Com o mecanismo, programação de pagamentos estará disponível na internet

qui, 28/09/2000 - 15h38 | Do Portal do Governo

Com o mecanismo, programação de pagamentos estará disponível na internet

Os fornecedores e prestadores de serviço ao Governo do Estado já podem acompanhar pela Internet a Programação de Desembolso (PD), ou seja, a etapa que antecede o pagamento, por meio de ordem bancária, de material fornecido ou de serviço prestado. Trata-se de mais um serviço eletrônico do governo paulista, por meio da Secretaria da Fazenda, com mais transparência, rapidez e segurança. Para preservar o sigilo das informações, o uso do sistema só é possível mediante autorização (senha) obtida com o cadastramento do credor interessado. Portanto, para ter acesso à Programação de Desembolso, o credor deve se cadastrar no site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).

Com esse serviço, mais de 20 mil fornecedores ou prestadores de serviço à Administração Direta (Poder Executivo – secretarias de Estado) têm condições de pesquisar os pagamentos pendentes e assim planejar suas atividades. A Programação de Desembolso é executada, quando o gestor financeiro (cada secretaria tem seu gestor) autoriza o pagamento. Aprovado o pagamento, os valores correspondentes estarão na conta corrente do credor no prazo de 48 horas, segundo explicou Roberto Yamazaki, diretor do Departamento de Finanças do Estado (DFE), órgão da Secretaria da Fazenda.

A Programação de Desembolso, do Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estado e Municípios), é portanto um instrumento pelo qual as unidades do Estado viabilizam os créditos a serem liberados aos fornecedores e prestadores de serviço. A disponibilização da consulta dessas PDs constitui-se uma importante ferramenta de pesquisa aos credores sobre a situação dos valores pendentes e em vias de serem liquidados. Para fazer a consulta, o credor deve acessar www.fazenda.sp.gov.br/pd. O sistema foi criado pelos técnicos da Fazenda com o objetivo de proporcionar consulta rápida, econômica e segura das Programações de Desembolso.