Governo paulista lança Campanha Serra Viva 2000 em Campos do Jordão

Projeto é realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente

ter, 04/07/2000 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lança oficialmente neste domingo, dia 9, a Campanha Serra Viva 2000, em Campos do Jordão, que será desenvolvida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente durante os finais de semana de julho no município. A cerimônia de lançamento está marcada para às 10 horas, no Parque Estadual de Campos, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli. Ele estará acompanhando a realização de várias atividades, tais como oficinas de educação ambiental, apresentação de grupos folclóricos e atividades físicas. Um grupo de agentes ambientais especialistas em ecotrilhas, auxiliará os turistas durante passeios pelas trilhas do parque.

A Campanha Serra Viva visa chamar a atenção dos turistas e moradores locais para as questões ambientais, e se estenderá até o dia 30 de julho. As pessoas receberão orientações sobre o descarte adequado do lixo e informações gerais sobre a questão do uso do solo e da proteção dos recursos hídricos. As ações educativas incluem mutirões de limpeza nos parques, reservas florestais, cachoeiras e trilhas voltadas ao ecoturismo. Além da orientação sobre a melhor forma de destinação do lixo, as pessoas serão instruídas sobre os materiais que possam ser reciclados. Inclusive, serão realizadas oficinas de educação ambiental voltadas para este tema. Para sensibilizar o público, serão distribuídas sacolinhas de lixo para carro. Também serão utilizadas faixas nas estradas alusivas à campanha.

O projeto contará com 30 monitores, moradores de Campos do Jordão, que após os meses de inverno, continuarão atuando no município como agentes ambientais. Durante os finais de semana, no Parque Estadual de Campos do Jordão, serão realizadas várias atividades relacionadas à educação ambiental.