Governo paulista lança 2ª edição da operação para combater incêndios

“Corta Fogo” visa monitorar e combater incêndios para garantir a vida no campo e nas florestas

seg, 28/05/2012 - 12h19 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de prevenir, monitorar e combater incêndios para garantir a vida no campo e nas florestas, a Secretaria do Meio Ambiente lançou, na última quinta-feira, 24, a edição 2012 da “Operação Corta Fogo – Campo sem fogo, Campo com vida”.

A ação foi anunciada em Ribeirão Preto, pouco antes da chegada da época da seca, que em São Paulo acontece entre junho a outubro. Com escassez de chuvas, as queimadas se alastram, causando prejuízos ao meio ambiente, à saúde da população e ao campo. Nesta época, o ar seco e os fortes ventos, contribuem para o alastramento de focos de incêndios.

A Operação foi implantada em 2011 e conseguiu reduzir em 40% o número de incêndios, que passou de 2.837 em 2010 para 1.779 no ano passado. A ação é realizada de forma conjunta pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Casa Militar, Secretaria de Segurança Pública e prefeituras.

Colaboração da população é essencial

Algumas medidas adotadas pela população ajudam a evitar incêndios, principalmente no período da seca. Veja as dicas da Secretaria do Meio Ambiente e saiba como colaborar.

– Não atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias

– Não soltar balões, pois soltar balões é crime ambiental.

– Evite acender fogueiras. Caso seja necessário, cerque a fogueira com pedras e molhe o chão ao redor.

– Nunca acenda perto de matas e em dias de vento.

– Evite qualquer tipo de queimada. Em caso de queimada agrícola, procurar a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

– Nunca faça queimadas próximo à rede elétrica.

– Para comunicar ocorrências com balões ligue para a Polícia Militar (190)

– Para denunciar práticas ilegais envolvendo balões ligue para 0800 113560
 

Do Portal do Governo do Estado