Hospital Regional de Registro será referência para Vale do Ribeira

Nova unidade estadual, que teve investimentos do programa ‘Saúde em Ação’, vai atender à população dos municípios do Vale do Ribeira

dom, 01/04/2018 - 15h37 | Do Portal do Governo

 

Neste domingo (01), o governador Geraldo Alckmin entregou as obras do novo Hospital Regional de Registro, no Vale do Ribeira. O complexo estadual será voltado aos casos de média e alta complexidade, com atendimento de emergências, centro cirúrgico e especialidades como ortopedia, cardiologia e neurologia.

O novo hospital é resultado do Programa “Saúde em Ação”, parceria entre a Secretaria e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que investe R$ 826 milhões em reformas e construções de novas unidades de saúde em cinco regiões do Estado, promovendo o fortalecimento da assistência em saúde pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Uma grande notícia para Registro! O Hospital Regional de Registro vai oferecer 168 leitos, dos quais 30 de UTI (terapia intensiva), além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia com capacidade para atenção às urgências e emergências”, declarou Alckmin.

Quando estiver funcionando em capacidade plena, o hospital vai oferecer, por ano, 8.000 internações, 3.500 cirurgias, 2.000 consultas e cerca de 15 mil exames, beneficiando a população dos municípios da região do Vale do Ribeira e do litoral sul do Estado.

Para o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, a nova unidade será de grande importância para ampliar a assistência hospitalar aos moradores da região. “Sem dúvida, uma grande conquista para a saúde pública e para a nossa população. No final de 2017 entregamos o novo prédio do Hospital Regional de Itanhaém, e teremos um novo hospital em Pariquera-Açú. Com este novo hospital em Registro, reforçamos o atendimento aos usuários da rede pública”, diz o secretário.

O hospital será gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, uma Organização Social de Saúde (instituição sem fins lucrativos), por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é de que a unidade, após contratação e treinamento de funcionários, passe a funcionar de forma gradativa a partir do segundo semestre deste ano.

Além do hospital, o programa “Saúde em Ação” investe R$ 162 milhões na construção de clínicas do tipo UBS e CAPS no Vale do Ribeira. Em fevereiro foram inauguradas as primeiras clínicas/UBS do “Saúde em Ação” na região, nos municípios de Cananeia e Jacupiranga.