Governo paulista disponibiliza na internet informações para investimentos no Estado

Central Digital oferece dados sócio-econômicos e de infra-estrutura para ajudar e estimular decisão de investimentos em São Paulo

qui, 18/01/2001 - 15h35 | Do Portal do Governo


Central Digital oferece dados sócio-econômicos e de infra-estrutura para ajudar e estimular decisão de investimentos em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo lançou, nesta quinta-feira, dia 18, a Central Digital de Desenvolvimento. Resultado da parceria das secretarias da
Ciência,Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da Fazenda e da Imprensa Oficial do Estado, o portal de 8.500 páginas, disponibiliza no endereço www.investimentos.sp.gov.br informações gerais, com dados sócio-econômicos e de infra-estrutura a pessoas e grupos econômicos interessados em investir no Estado. “São Paulo já tem uma vantagem porque o investidor sabe que é o maior mercado do Brasil. É muito bom que o Estado possa expor o que possui em termos de infra-estrutura, como aeroportos, estradas, telecomunicações e recursos humanos”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal.
Além dos dados sobre São Paulo, o portal também mantém informações dos demais estados brasileiros, podendo-se selecionar um município paulista e obter detalhes de suas características geográficas e econômicas. Foram concentradas no site informações dispersas em dezenas de instituições oficiais e privadas para que o investidor possa estabelecer comparação imediata entre as potencialidades paulistas e as de outros estados do País. Desenvolvido para assegurar a integridade e a velocidade nas consultas comparativas entre as cidades e estados, o portal oferece mapas estratégicos, permitindo que o usuário visualize a posição geográfica de sua região, ao mesmo tempo em que recebe informações gerais.
É possível também se conectar com órgãos governamentais, com os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, entidades nacionais e internacionais, sistemas de abastecimento de água e energia, de Educação, Comunicação, Cultura e Saúde, entre outros. “Se São Paulo não participa da guerra fiscal, ele participa da guerra da informação. E é nessa guerra que nós vamos ganhar os investimentos que pretendemos”, enfatizou Sérgio Kobayashi, presidente da Imprensa Oficial do Estado.
Uma linha direta com o ombudsman da Central Digital e um serviço de atendimento on-line permitem críticas, sugestões e esclarecimento de dúvidas ou de dados não encontrados. O usuário terá possibilidade de perguntar e receber informações de forma imediata assim como em uma sala de conversa on-line. Uma equipe de dez profissionais da empresa Município Digital, incluindo jornalistas, economistas e administradores, foi treinada para esclarecer dúvidas e prestar informações via e-mail. O investidor tem acesso a um roteiro completo sobre o quadro atual do capital estrangeiro, direito do consumidor, licitações, dados da balança comercial brasileira e paulista, nível de exportações e importações em cada região do Estado. O portal oferece para o investidor realmente interessado dados sobre a mão-de-obra futura, com todas as universidades e cursos, incluindo número de formados e pós-graduações disponíveis.
O banco de dados do portal foi criado a partir de um levantamento sobre as principais dúvidas e curiosidades de potenciais investidores dos 13 países que mais investem no Brasil. Para sua montagem, a equipe responsável pelo site contou com a colaboração de Ministérios, Secretarias estaduais e órgãos independentes como Cesp, Cetesb, IBGE e Seade. “Esse conjunto de informações favorece. Hoje a decisão de investimento está muito vinculada à disponibilidade de recurso humano qualificado. O investidor quer saber, por exemplo, quantos leitos hospitalares ele dispõe em cidades com 150 a 200 mil habitantes, que tenham determinado tipo de matéria-prima que ele usará na fabricação de seu produto. Nós estamos adicionando informações a essa central que ajudam e estimulam a decisão de investimentos”, destaca José Aníbal.
Voltado principalmente para investidores nacionais e estrangeiros, o portal pode ser acessado em três idiomas – português, inglês e espanhol. Esse projeto consumiu dois anos de trabalho, entre planejamento, pesquisa e construção. A Imprensa Oficial do Estado investiu, até agora, R$ 1 milhão no site e prevê a aplicação de outros R$ 2 milhões nos próximos dois anos para a manutenção do portal. A Central Digital de Desenvolvimento está hospedada na plataforma da Imprensa Oficial, que também abriga o site do Governo (www.saopaulo.sp.gov.br).

Tecnologia de Ponta

A tecnologia empregada é baseada nos softwares da Microsoft e nos hardwares da Intel. Dois links de diferentes backbones (canais de informações) garantem o acesso do usuário ao portal 24 horas por dia. A estrutura operacional do portal envolve 40 servidores, de Pentium II 200 a Pentium III 800, dimensionados de acordo com a especificidade da tarefa, como gerenciamento de Banco de Dados, Serviço de Atendimento On-Line via chat, Web.
O sistema funciona com outros 40 servidores, que permanecem stand by, para garantir que o site não saia do ar. O Banco de Dados foi desenvolvido baseado no SQL Server 7 para assegurar a integridade e a velocidade nas consultas comparativas entre Estados e Municípios.

Gláucia Basile/Cíntia Cury