Governo Paulista cria vinte unidades policiais militares no Interior

Governador também homenageou policiais mortos nos ataques de facções criminosas ao Estado

qui, 25/05/2006 - 13h30 | Do Portal do Governo

O governo paulista deu início nesta quinta-feira (25/5) à criação de novas unidades da Polícia Militar no interior do Estado. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Cláudio Lembo assinou decreto que prevê a construção ou reforma de vinte novas unidades da PM. “Essa reestruturação é muito importante. A polícia atingindo a preservação da disciplina social, da ordem pública”, afirmou o governador.

Com a assinatura do decreto serão beneficiadas as cidades de Avaré, Bragança Paulista, Itapeva, Piracicaba, Porto Feliz, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Votorantim. Esses municípios receberão, de acordo com a necessidade de cada um, batalhões da Polícia Militar e sub-grupamentos de bombeiros.

Foram criados um Comando de Policiamento do Interior, um Comando de Policiamento de Área Metropolitano, seis Batalhões de Polícia Militar, nove Companhias da Polícia Militar e três Subgrupamentos do Corpo de Bombeiros.

Em Piracicaba, por exemplo, haverá um Comando de Policiamento do Interior com quatro batalhões integrados a ele: Americana, Limeira, Rio Claro e Sumaré. Essa nova unidade atenderá aos 2.585.389 habitantes da região.

Homenagem

Durante a cerimônia, Lembo prestou homenagem aos policiais que foram mortos nos confrontos com as facções criminosas. Ele leu os nomes de um por um, dos que, segundo ele, “defenderam a sociedade e preservaram, íntegros, os direitos humanos do estado de São Paulo. E completou: “Esses policiais morreram nos defendendo, defendendo a moralidade, a dignidade, o respeito de um pelo outro. Foram heróis”.

Lista de suspeitos mortos

Após a assinatura do decreto, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro, garantiu a divulgação da lista dos suspeitos mortos em confronto com a polícia após os ataques de facções criminosas ao Estado, mas pediu paciência para não cometer equívocos.

“A lista será divulgada, mas apenas com o que nós temos. Tudo será esclarecido. Mas nós não vamos colocar na lista o nome de pessoas que amanhã possam não ter correlação com os fatos. Não podemos comprometer as investigações”.

Saulo também pediu responsabilidade aos jornalistas que, segundo ele, publicaram informações equivocadas sobre a lista. “Alguns jornalistas ficam chutando o número de mortos. Precisamos investigar e ter serenidade e seriedade com a informação. Ainda falta laudo, perícia, via balística, uma série de coisas”, concluiu.

Veja a lista dos policiais mortos

Veja a relação das novas unidades da Polícia Militar

Confira o discurso do Governador Cláudio Lembo (.mp3)

Manuela Sá