Governo paulista cede terreno para Centro Pró-Autista

Com área de 2.887 metros quadrados, terreno próximo à Estação Jabaquara do Metrô será sede da entidade

ter, 20/03/2001 - 16h55 | Do Portal do Governo

Com área de 2.887 metros quadrados, terreno próximo
à Estação Jabaquara do Metrô será sede da entidade

O Governo do Estado de São Paulo autorizou a utilização de terreno com 2.887 metros quadrados pelo Centro Pró-Autista. De acordo com o decreto nº 45.714, publicado no último sábado, dia 17, no Diário Oficial, a área, localizada entre as ruas Nelson Fernandes e dos Comerciários, próxima à Estação Jabaquara do Metrô, será transformada na sede da entidade não-governamental sem fins lucrativos. Nesse espaço funcionará um ambulatório multidisciplinar (com diversos profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros), além das oficinas pré-profissionalizantes para adolescentes e adultos.

O Centro Pró-Autista atende atualmente 25 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, no bairro do Brooklin, e deve se mudar para o novo endereço no prazo de um ano. “No momento, estamos buscando recursos no BNDES e no Rotary Club Internacional para a construção da sede”, afirmou o diretor técnico da entidade, Wanderley Domingues.

A entidade pleiteou o uso do terreno, há cerca de oito meses, com a ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lila Covas. “Ela se mostrou sensível à nossa causa”, destacou o diretor.

Domingues ressaltou que a incidência do autismo no Brasil é de um caso para cada 500 nascidos. “O quadro clínico do autista se caracteriza pelo déficit na sociabilidade e no desenvolvimento da linguagem, além da presença de estereotipias motoras e movimentos rítmicos repetidos e bizarros”, explicou.