Governo participa da Feira de Agricultura Familiar e do Trabalho Rural

Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Fundação Itesp apresentam série de ações, programas e projetos direcionados aos pequenos e médios agricultores

sex, 13/08/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, 13, e vai até domingo, 15, a sétima edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam), no município de Agudos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) participam do evento, apresentando apresentando as ações voltadas a esse importante segmento do agronegócio paulista.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Pasta (Cati) vai atuar dando apoio e suporte às associações de produtores rurais que comercializarão seus produtos. Mudas frutíferas silvestres e florestais nativas serão expostas por seu Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM). O Laboratório Central de Sementes e Mudas do DSMM demonstrará como são feitas as análises de sementes, que garantem qualidade e produtividade ao produtor. Publicações técnicas, com linguagem acessível ao agricultor, estarão disponíveis para venda.

Um dos principais destaques da feira é a casa da agricultura montada no local, com técnicos dando todas as informações sobre políticas públicas e crédito rural, além de assistência técnica. A coordenadoria também orienta sobre o Projeto Cati Leite, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira por meio da implantação de boas práticas de gestão e produção, principalmente nas pequenas e médias propriedades.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) estará representada pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), que vai tirar dúvidas dos agricultores quanto à formação e manutenção de cooperativas e associações, pois é essencial o fortalecimento em grupo para os agricultores de menor porte. Os visitantes também poderão conhecer mais sobre projetos encabeçados pela Codeagro como o hortalimento, consciência alimentar e o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), órgão da secretaria que cuida das áreas de crédito e seguro rural, vai ministrar palestras, orientar os interessados diretamente no estande e expor tratores das marcas participantes do Programa Pró-Trator. O Feap tem linhas de financiamento para agricultores com renda bruta anual de até R$ 400 mil, portanto pequenos e médios, nas mais diversas atividades agrícolas. As condições são de juros de 3% ao ano e prazos de pagamento de até sete anos. O Pró-Trator, iniciado em 2008, oferece seis mil tratores com potência entre 50 e 120 cavalos, financiados a juro zero e com desconto médio de 20% nos valores. O projeto de subvenção ao prêmio do seguro rural, criado pioneiramente no País em 2004, arca com 50% do prêmio pago direto ao produtor.

Núcleos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), como da região do Médio Paranapanema, vão apresentar as pesquisas que podem ser aplicadas diretamente por esse perfil de agricultor. No caso específico do Médio Paranapanema, variedades de mandioca e manivas (mudas) poderão ser adquiridas.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) vai orientar sobre procedimentos para agregação de valor, especialmente na produção de doces, compotas e geléias. Já o Instituto Biológico (IB) terá como foco de sua participação o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), uma parceria com o Polo Leste Paulista da Apta e a Cati que procura desenvolver ações de curto, médio e longo prazos para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos. Também haverá venda de publicações.

O Instituto Agronômico (IAC) vai levar os materiais desenvolvidos mais recentemente na parte de melhoramento genético, especialmente em fruticultura, que muito se aplica à agricultura familiar. Também serão comercializados esses materiais (mudas e sementes) e dada toda orientação necessária para a implantação na lavoura. O Centro de Engenharia do IAC estará no evento demonstrando o Aplique Bem, programa que objetiva orientar sobre o uso correto e regulagem de equipamentos de aplicação de agrotóxicos, evitando contaminações ao homem e meio ambiente, além de proporcionar economia. Implementos de mecanização agrícola desenvolvidos pelo Centro de Engenharia para pequenas propriedades também estarão em demonstração no local.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cedaf), presente nos três dias da Agrifam, vai coordenar a mesa de discussão das barreiras ao acesso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Estado, com participação do Banco do Brasil, Cati, Instituto de Terras do Estado (Itesp) e Fetaesp. A secretária-executiva do Cedaf, Marly Teresinha Pereira, vai ministrar palestra sobre as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

undação Instituto de Terras

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp)) levará para a Feira dos Produtores, produtos dos assentamentos e quilombos, como processados de origem vegetal (doces, compotas) e animal (queijo, mel, ostras), artesanato de fibras (bananeira, palha de milho), móveis e artefatos de marcenaria.

Este ano, além dos espaços destinados para cada um dos 18 escritórios regionais do Itesp, os escritórios avançados de Martinópolis (Pontal do Paranapanema) e Ubatuba terão espaços individualizados. A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – a qual a Fundação Itesp é vinculada – também esta representada por meio de um estande institucional que irá reunir, pela primeira vez na Agrifam, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) e o Procon.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Fundação Itesp