Governo oferece cursos de capacitação gratuitos para pessoas com deficiência

São 1.100 vagas gratuitas na capital e em 20 cidades do Estado

qui, 01/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

As pessoas com deficiência terão acesso a cursos gratuitos de capacitação profissional a partir de outubro. Ao todo, serão 1.100 vagas em 13 cursos de diferentes especialidades, que serão oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência  em 21 cidades do Estado. 

A distribuição de vagas nos cursos pelo interior considerou o número de pessoas com deficiência cadastradas no programa de intermediação de mão de obra da SERT, um sistema gratuito de cadastro de vagas e currículos, denominado Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). 

Os candidatos 

Terão preferência na ocupação das vagas as pessoas com deficiência que ainda não tenham completado o ensino fundamental, tenham idade entre 30 e 59 anos e que tenham menor renda. 

Poderão participar dos cursos todas as pessoas desempregadas com deficiência inscritas no Emprega São Paulo. O programa oferecerá bolsa de R$ 210,00 mensais, durante os três meses de realização do curso, apenas para os participantes que não recebem seguro desemprego e benefícios previdenciários continuados. Beneficiários de programas assistenciais poderão participar dos cursos, sem que exista a perda do benefício. 

Os cursos 

Os cursos oferecidos são Recepcionista, Auxiliar de escritório, Vendedor em comércio (atacadista e varejista), Promotor de vendas, Repositor de mercadorias, Atendente de lanchonete, Operador de caixa (exceto banco), Garçom, Faxineiro, Alimentador de produção, Porteiro, Auxiliar de limpeza e Operador de Call Center (confira lista abaixo). Todos terão carga total de 200 horas, com cinco horas de aulas diárias. As aulas começarão na primeira quinzena de outubro e vão até a primeira quinzena de dezembro. 

O curso de Operador de Call Center, ministrado na capital paulista, no bairro da Aclimação, será voltado especialmente para pessoas com deficiência visual e terá carga horária de 300 horas. Nesse caso, os pré-requisitos são o ensino fundamental completo e o domínio da leitura em braile ou caracteres ampliados. 

Como participar 

Os candidatos deverão cadastrar o seu currículo no site http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br, e, na última fase de cadastro, optar pelo curso de qualificação. As convocações dos selecionados serão realizadas por meio de correspondências encaminhadas pela SERT. O cadastro dos candidatos que não forem convocados para os cursos neste final de ano poderão ser convocados para os próximos cursos de capacitação profissional do Programa de Qualificação -SERT. 

O coordenador da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, explica que, além da possibilidade de capacitação gratuita, os cadastros dos candidatos à capacitação serão úteis no mapeamento das principais carências por aperfeiçoamento profissional das pessoas com deficiência no Estado. “Poderemos verificar quais são e onde estão as maiores demandas de qualificação entre os paulistas com deficiência e procurar estabelecer mais parcerias para atendê-las”, diz. 

A partir do ingresso no cadastro do Emprega São Paulo e mesmo durante o período de realização dos cursos, os candidatos podem ser convidados pelas empresas parceiras a preencherem vagas disponíveis em seus quadros. Pesquisas com egressos de cursos anteriores da SERT indicam índice de empregabilidade dos participantes superior a 50%. 

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência