Governo oferece curso para assentados e técnicos do Itesp

Inscrições vão até 14 de agosto; curso tem 45 vagas

dom, 09/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Até o dia 14 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de extensão em Gestão de Associações e Cooperativas. Com 45 vagas, ele é destinado aos assentados e técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) na região de Presidente Prudente. O objetivo é capacitá-los em métodos para desenvolver e escoar a produção nos assentamentos.

O programa faz parte de uma parceria entre a Fatec de Presidente Prudente, administrada pelo Centro Paula Souza, e o Itesp. O curso terá carga horária de 72 horas, com aulas semanais no período noturno. O currículo incluirá temas como a gestão e planejamento estratégico e alegislação específica para associações e cooperativas.

Este é o segundo curso de extensão desenvolvido pela Fatec Presidente Prudente em parceria com o Itesp. Em 8 de maio, teve início o programa de Agroecologia e Legislação Ambiental, com cerca de 60 alunos, entre assentados e produtores rurais. Originalmente, o curso teria 30 vagas, mas a a procura foi tão grande que houve necessidade de dividir ampliar o número de vagas e dividir os alunos em dois grupos. Segundo a diretora da Fatec Presidente Prudente, Haydée Siqueira Santos, “a experiência tem sido muito boa para a comunidade. Os alunos assentados solicitam novos cursos”.

Quilombolas  

A Fundação Itesp e o Centro Paula Souza firmaram outra parceria que levará aos quilombolas de Eldorado, no Vale do Ribeira, o curso técnico de Agroecologia. A prefeitura do município também participa do convênio.

Com 40 vagas, o curso terá duração de um ano e meio. As aulas começarão a partir de 2010. O objetivo é formar um profissional capaz de planejar e executar atividades de preservação dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora silvestres, além de orientar sobre o controle biológico dos insetos.

O Núcleo de Formação Profissional, com quatro salas de aula e quatro laboratórios, será construído dentro da comunidade quilombola, próximo à Escola Estadual Maria Antonia Chulés Princesa.

Serviço
Curso de extensão em Gestão de Associações e Cooperativas
Inscrições até 14 de agosto, em dois endereços:
Fatec Presidente Prudente – rua Terezina, 75, Vila Paulo Roberto – telefones: (18) 3916-7887 e 3917-2064
Fundação Itesp – Avenida José Bongiovani, 1385 – Jardim Esplanada, telefones: (18) 3908-3700 e 3908-3701

Do Centro Paula Souza