Governo oferece curso de política para moradores de periferia

Ação da Justiça e Defesa da Cidadania pretende torná-los formadores de opinião e conscientes da importância individual e coletiva

sex, 13/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

“Para viver é preciso sonhar”. É através dos sonhos que Oziel da Silva, 28 anos, busca o conhecimento para mudar a sua própria realidade, da sua comunidade e família. Para ampliar os seus horizontes participa do curso de Iniciação Política no auditório da Sabesp, no Campo Limpo, Jardim São Luís. Desde 2008, a iniciativa promovida pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC) e Centro de Integração da Cidadania (CIC) atendeu mais de 500 pessoas de diversas localidades do Estado. 

Oziel diz que procura se atualizar lendo jornais e livros, e não mediu esforços para se deslocar de Taboão da Serra, durante três sábados, para frequentar as aulas. “Sempre tive fascínio pelas letras, mas permanecia isolado de tudo o que acontecia na minha região. Achava que a minha participação não era importante. Mas se depender dos ensinamentos que recebemos farei as próximas escolhas mais consciente e valorizando meus direitos como cidadão”, afirmou. 

Segundo Oziel, o curso abre novos horizontes para repensar o papel de cada pessoa na sociedade. “Ensina a ouvir, manifestar, compartilhar e argumentar sobre o meio em que vivemos. A maioria dos integrantes não sabe em quem votou nas últimas eleições, porém, a sala com 35 alunos não deixa dúvida quanto ao interesse pelo assunto. Rosângela da Silva, 58 anos, mãe de três filhos, moradora do Jardim Ângela, é uma dos muitos que não recordava em quem havia votado nas últimas eleições. Mas tinha visão clara de responsabilidades. “Infelizmente, a gente esquece que o mundo não anda sozinho e que as escolhas do presente refletem no nosso futuro. “A parte que mais gostei foi a de como se estabelecem os poderes do Estado e os direitos de cada um”.

Esperança  

Dividido em três módulos, o curso oferece noções de direito, igualdade política, social, bens e serviços, além da história política do Brasil, desde a descoberta até os dias atuais. Todos ganham apostila, livros e certificado de conclusão (garantido aos que compareceram em pelo menos dois dos três módulos). O professor ministrante, Humberto Dantas, doutor em ciências políticas, afirma que o aprendizado é uma constante troca de experiências, bem como uma forma de conhecer os momentos políticos do País. “Por um momento ensinamos, mas ao mesmo tempo aprendemos. A atividade é uma oportunidade para capacitar agentes responsáveis, formadores de opinião. É uma ação que transforma a vida das pessoas”, avalia. 

Consuelita Araújo, 44, soube do curso por meio de amigas e familiares que já fizeram outros módulos. Para ela, o desejo de participar na construção de um Brasil melhor e mais justo recebe motivação especial quando pensa no futuro dos filhos. “Tudo que aprendo na sala de aula procuro passar para os meus filhos, pois sei que vão precisar. O empresário Vladimir da Silva, 36, era um dos mais animados. Segundo ele, a mudança começa dentro das salas de aula, em oficinas e em pequenos cursos de extensão. “Se o futuro do País está em nossas mãos, então devemos conhecê-lo hoje”, resumiu. 

Cidadania  

O CIC é um programa da SJDC que procura proporcionar o acesso à Justiça, por meio de serviços públicos de qualidade para a população e incentivo à cidadania comunitária. Tem dez postos fixos nas periferias das zonas norte, sul, leste e oeste, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas. A programação dos organizadores dos cursos é estender para o maior número de pessoas os ensinamentos de iniciação política entre outras ações culturais. 

Da Agência Imprensa Oficial