Governo oferece curso de iniciação política para população

Aulas acontecem nos Centros de Integração da Cidadania Feitiço da Vila e Ferraz de Vasconcelos

sáb, 28/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Para dar ao cidadão uma visão clara da estrutura política do Brasil, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania criou o curso de Iniciação Política que oferece aulas gratuitas em todos os postos fixos do Centro de Integração da Cidadania (CIC). Neste sábado, 28, começará o curso no CIC Feitiço da Vila, no Capão Redondo, e será realizada a segunda aula no CIC Ferraz de Vasconcelos.

Segundo a coordenadora estadual do CIC, Maria Isabel Soares, o curso de Iniciação Política, é fundamental para o cidadão contextualizar o País em um mundo globalizado. “Se o cidadão se aperfeiçoa o seu papel na sociedade se torna mais consciente e, consequentemente, mais ativo”, diz.

O curso, que já foi ministrado nos dez postos fixos do CIC, é composto por três encontros, que acontecem sempre aos sábados, das 9 horas às 12h30. O CIC Francisco Morato foi o primeiro a receber o curso, em março deste ano. Nos meses seguintes, os postos fixos do Norte, Feitiço da Vila, Leste, Campinas, Guarulhos, Casa da Cidadania e Sul também tiveram acesso a temas como política e organização social no Brasil, partidos e eleições nacionais e a trajetória dos direitos políticos dos cidadãos, entre outros.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que proporciona o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e  pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por  intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades  educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Serviço

Curso de Iniciação Política no CIC Ferraz de Vasconcelos
Endereço: Avenida Américo de Trufelli, 60
Telefone: (11) 4675-5320

Curso de Iniciação Política no CIC Feitiço da Vila
Endereço: Estrada de Itapecerica, 8.887 – Capão Redondo
Telefone: (11) 5825-2444

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania