Governo oferece atendimento odontológico gratuito a alunos

Secretaria da Educação fecha parceria com ONG que beneficiará cerca de 7 mil estudantes

qua, 14/10/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 19 de outubro, 12h35)

A Secretaria da Educação firmou convênio com a ONG Turma do Bem para oferecer atendimento odontológico gratuito a 7 mil alunos da rede estadual de ensino. Pela parceria, as equipes da ONG terão acesso às escolas públicas de todo o Estado de São Paulo para a triagem dos alunos do 5º ao 9º ano (11 a 17 anos de idade).

Cirurgiões-dentistas voluntários e coordenadores selecionarão as crianças e adolescentes com problemas bucais mais graves, com menor renda e mais próximas do primeiro emprego. Em média, são necessários 30 minutos por sala de aula para a triagem ser concluída. Os exames e o tratamento são totalmente gratuitos para os estudantes. 

Os alunos selecionados recebem uma ficha de autorização que contém as normas e os critérios do projeto. Ela deve ser preenchida e assinada pelo pai/responsável. 

As crianças e adolescentes selecionados recebem em sua residência correspondência informando o nome e telefone do Dentista do Bem responsável pelo atendimento. Ao mesmo tempo, o profissional é comunicado do nome da criança que ele atenderá gratuitamente em seu consultório. Fica a cargo do pai/responsável agendar o horário mais conveniente para o atendimento do paciente. 

“Este projeto de caráter curativo, preventivo e educativo ajudará muito a todos os estudantes de baixa renda, melhorando a autoestima e o desempenho escolar de crianças e adolescentes até que eles ingressem no mercado de trabalho”, destacou o secretário Paulo Renato de Souza.

Turma do Bem

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Turma do Bem existe desde 2001. Ela atua em escolas públicas e organizações sociais e é reconhecida por duas fundações internacionais, a Schwab e a Ashoka. 

O projeto Dentistas do Bem é coordenado pelo dentista Fábio Bibancos, presidente da Turma do Bem, e mobiliza a classe odontológica a praticar voluntariamente ações solidárias com o atendimento gratuito às crianças e adolescentes de baixa renda em todas as escolas da rede estadual de São Paulo.

As consultas são realizadas nos consultórios dos profissionais voluntários, sempre priorizando a proximidade da residência do aluno com o local de atendimento. Somente no Estado de São Paulo são mais de 3 mil profissionais cadastrados. Em todo o território nacional, mais de 12 mil crianças já foram atendidas por 6 mil cirurgiões-dentistas voluntários.

Da Secretaria da Educação