Governo moderniza os laboratórios do Instituto Biológico

Instituto tem o maior centro de diagnóstico sanitário e fitossanitário do País

qui, 03/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A área de diagnósticos do Instituto Biológico (IB) foi ampliada com 50 novos exames para detectar doenças que atingem animais. Vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o instituto também desenvolve e aplica ferramentas de informática para apoiar os processos de geração, administração, análise e disseminação de dados. 

A finalidade é atender a crescente demanda com eficiência e qualidade, o que possibilitará reorganização e agilidade no diagnóstico, informa a pesquisadora Edviges Maristela Pituco, especialista na área de sanidade animal e uma das autoridades brasileiras no assunto. “Neste semestre, com início do funcionamento do PCR em tempo real (equipamento adquirido recentemente pelo Estado), o IB amplia a gama de exames de alta sensibilidade e especificidade, disponibilizando aos seus clientes exames de ponta mais complexos”, informa Maristela. 

O PCR será empregado no diagnóstico diferencial de doenças vesiculares, encefálicas e reprodutivas que comprometem a saúde dos animais e é similar aos equipamentos usados em centros de diagnósticos do mundo. Permitirá a detecção simultânea de vários agentes, a redução do tempo de realização dos exames, precisão nos resultados e possibilidade de sequenciamento genético para estudos epidemiológicos, diz a pesquisadora. 

Recursos 

“A incorporação dessas tecnologias promove a melhoria de resultados, pois dilui custos fixos, principalmente com pessoal, e gera aumento de credibilidade com precisão e rapidez nos resultados. Esses modernos sistemas não são tão agressivos ao ambiente, pois emitem menos poluentes e economizam energia, permitindo maior número de análises em menor tempo e custo”, explica Maristela. 

A melhoria na prestação de serviços nesta área foi possível graças aos investimentos do governo estadual em infraestrutura e equipamentos para modernização dos laboratórios. “Com esses recursos, as áreas de sanidade animal e vegetal colocam a secretaria como detentora do maior Centro de Diagnóstico Sanitário e Fitossanitário do País, considerando a maior abrangência de exames feitos por uma só instituição”, avalia o diretor do IB, Antonio Batista Filho. 

O Centro de Sanidade Animal atua nas áreas de bacteriologia, virologia, parasitologia, biologia celular, imunologia, plantas medicinais e tóxicas, anatomia patológica e microscopia eletrônica. Oferece cerca de 250 exames nessas áreas, contribui para a vigilância e prevenção de doenças, soluções para a profilaxia e tratamento, estudo estratégico de enfermidades exóticas, combate às zoonoses, certificação de rebanhos livres de doenças, controle de qualidade de alimentos e produção estratégica de imunobiológicos e insumos.

Da Agência Imprensa Oficial e do Instituto Biológico