Governo libera recursos para parques tecnológicos de Santo André e Ilha Solteira

Plano urbanístico definirá diretrizes e ações em infraestrutura para adequar terrenos e áreas que virão a abrigar empresas

qua, 30/06/2010 - 10h04 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, assina nesta quarta-feira, 30, convênios com as prefeituras de Santo André e Ilha Solteira para a elaboração do plano urbanístico básico dos projetos de criação do parques tecnológicos dessas duas cidades.

O objetivo do plano diretor urbanístico é definir diretrizes e ações em infraestrutura para adequar terrenos e áreas que virão a abrigar empresas de base tecnológica, incubadoras e outras instalações. Para isso, serão elaborados estudos volumétricos, de setor e de massas, para que se definam os parâmetros para a implantação do complexo.

Santo André

No total, o Governo repassará R$ 330 mil para a realização dos estudos. Voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o complexo tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer as áreas de competência da região, como os setores de metalurgia, plástico, petroquímica e TIC.

Entre outras atividades, o município de Santo André concentra um importante polo petroquímico, produtor de pneus e derivados de borracha. Atualmente, Santo André conta com 2.060 indústrias, 15.770 estabelecimentos comerciais e 24.800 estabelecimentos prestadores de serviços.  No entorno da área onde será construído o Parque Tecnológico, já estão instalados outros centros de desenvolvimento tecnológico como a TIM, a Bridgestone, a Pirelli, entre outros.

O complexo do Parque Tecnológico de Santo André será implantado em uma área superior a 370 mil m², localizada na Avenida dos Estados, próximo ao Viaduto Salvador Avamileno, com acesso à futura Estação Pirelli e acesso ao complexo do Rodoanel. O local abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira, centro de convenções, feiras e negócios.

O projeto é uma ação conjunta do governo estadual com a prefeitura de Santo André, que conta também com o apoio de 14 unidades de ensino superior, como a USP Leste, a Fundação Santo André, a Universidade Federal do Grande ABC, a Fatec e a UniABC. O credenciamento provisório do Santo André no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) foi assinado em março de 2010.

Ilha Solteira

Em Ilha Solteira, o investimento será de R$ 198 mil para a realização dos estudos. Voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento nos setores agroindustrial, de bioenergia e de biotecnologia, o complexo tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região.

O complexo será implantado em uma área urbana de 316 mil m², localizada na Avenida Otacílio Martins, próximo ao campus três da Unesp, à Subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), à Escola Técnica (Etec) e ao Laboratório de Engenharia Civil da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). O local abrigará instituições de ensino e pesquisas, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, centro de convenções, feiras e negócios. O projeto é uma ação conjunta do governo do Estado com a Prefeitura Municipal, a Usina Ilha Solteira, a Unesp e os empresários da região.

Sobre o SPTec

O governo criou o SPTec para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Em todo o Estado, existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Desse total, 16 já estão com credenciamento provisório no SPTec: Barretos, Botucatu, Campinas (duas iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp e CPqD), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Santo André, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Sorocaba.

Da Secretaria de Desenvolvimento