Governo libera R$ 10 milhões para restaurar Cadeia Velha de Santos

Edifício é um dos prédios coloniais mais antigos da cidade e foi declarado patrimônio histórico do Estado

sex, 30/08/2013 - 21h02 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai investir R$ 10 milhões na restauração da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santos, conhecida como Cadeia Velha. O governador Geraldo Alckmin fez o anúncio nesta quarta-feira, 28, em visita à Baixada Santista. A cadeia é um dos edifícios coloniais mais antigos e importantes de Santos e foi declarado patrimônio histórico estadual.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Estão previstas na restauração a recuperação do edifício e a adequação às normas vigentes de segurança e acessibilidade. A obra será supervisionada pela Secretaria da Cultura.


Cadeia Velha de Santos será restaurada com recursos do Governo do Estado (foto: Culturalmente Santista)

A empresa contratada pela Secretaria para elaborar o projeto de restauro investigou todo o histórico de reformas do prédio, levantando plantas e documentos referentes a projetos e obras de reformas anteriores projeto de qualidade.

A proposta foi elaborada com acompanhamento dos órgãos de preservação nas três esferas: Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).

Com a liberação do investimento, a próxima etapa é a abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pela obra. Também já foram realizados diagnósticos das patologias, identificação e catalogação dos materiais, pesquisas, prospecções, levantamento cadastral de ornamentos, gradis, pisos, paredes e forros.

Do Portal do Governo do Estado