Governo libera R$ 1,6 milhão para obras de reforma e ampliação de Etec em Jundiaí

Valor será investindo na construção de um galpão e reformas em laboratório entre outros itens

qui, 04/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta quinta-feira, 4, em Jundiaí, a liberação de R$ 1,6 milhão em investimentos do governo do Estado para início das obras de reforma e ampliação da Escola Técnica (Etec) Vasco Antonio Venchiarutti. 

Os investimentos preveem a construção de um galpão e reformas em laboratórios, além de adequações nas instalações hidráulicas, reforma do telhado, nova iluminação interna e externa, instalação de elevador e pintura geral na unidade.

A Etec Vasco Antonio Venchiarutti soma mais de 1.700 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 200 vagas para o Ensino Médio e 520 vagas distribuídas em 11 cursos técnicos: Administração, Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Informática, Logística, Meio Ambiente, Saneamento e Segurança do Trabalho, além dos novos cursos semipresenciais de Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.

O município de Jundiaí conta ainda com mais uma Escola Técnica do Centro Paula Souza, a Etec Benedito Storani, conhecida também como Escola de Horticultura, localizada no Recanto IV Centenário. Além do Ensino Médio, a unidade conta com cinco cursos técnicos: Agricultura, Agroindústria, Alimentos,  Nutrição e Dietética, e Turismo e Hospitalidade. A partir deste primeiro semestre de 2010, a Etec Benedito Storani oferecerá também um novo curso: Agropecuária Integrada ao Ensino Médio.

Aula inaugural

Após a assinatura da ordem de serviço, o secretário fará a aula inaugural do ano letivo para os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí. A aula terá início às 19 horas , no auditório da Fatec, que conta com mais de 800 alunos matriculados. No último vestibular, a unidade ofereceu 200 vagas, entre os cursos de Eventos, Informática para a Gestão de Negócios e Logística.

Cursos técnicos em escolas estaduais

Graças a uma parceria inédita firmada com a Secretaria da Educação, foram abertas mais 160 vagas em cursos técnicos gratuitos na cidade de Jundiaí. Os cursos serão oferecidos, no período noturno, nas escolas estaduais Prof. Maria de Lourdes de Franca Silveira (Administração e Logística) e Dr. Antenor Soares Gandra (Logística).

Empregabilidade

De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza – divulgado em dezembro de 2009 – 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

Da Secretaria de Desenvolvimento