Governo leva arte para os presídios de São Paulo

Pianista Marcelo Bratke e o grupo teatral Comida dos Astros se apresentam em dezembro em duas penitenciárias da capital

sex, 17/12/2010 - 16h50 | Do Portal do Governo

Dando continuidade  ao  projeto  Cultura  nos Presídios, a Secretaria da Cultura promove mais três eventos em dezembro. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, detentos e funcionários dos presídios têm a oportunidade de assistir espetáculos culturais de qualidade.

“O Cultura nos Presídios integra o plano da Secretaria de universalizar a cultura, levar  arte e entretenimento para pessoas que não têm acesso”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. “Sabemos que a cultura é um dos caminhos que pode efetivamente mudar as pessoas.”

No domingo, 19, o grupo de teatro Comida dos Astros se apresenta para internas da Penitenciária feminina do Butantã. Misturando gastronomia, música e humor, eles vão  apresentar  pout-pourris  com paródias de sucesso, usando atualidades, política e celebridades como ingredientes.

No mesmo dia, no Teatro Sérgio Cardoso, será apresentado para funcionários de  presídios de todo Estado o espetáculo Cinemúsica, que reúne recital do pianista Marcelo Bratke e exibição do filme da artista plástica Mariannita Luzzati.

O  pianista se apresenta novamente  na  segunda-feira,  20,  na Penitenciária  Feminina  de Santana. Nos dois espetáculos, Marcelo Bratke vai apresentar peças de Bach, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Tom Jobim.

O primeiro evento do Cultura nos Presídios aconteceu em setembro, com a apresentação  de Marcelo Bratke na Penitenciária Feminina do Butantã. Cerca de 300 detentas assistiram e participaram do recital, o que serviu de incentivo para que outras ações fossem realizadas. Recentemente, a recém-eleita deputada federal Mara Gabrilli deu  uma  palestra sobre superação para a internas da Penitenciária de Santana, compartilhando as dificuldades que enfrenta como cadeirante.

Da Secretaria da Cultura