Governo lança programa para capacitar trabalhadores desempregados

Parceria oferece cursos presenciais gratuitos em AutoCAD que beneficiará milhares de profissionais em todo Estado

qui, 25/03/2010 - 14h55 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – em parceria com a Autodesk, anuncia nesta quinta-feira, 25, a assinatura de um acordo de cooperação técnica para capacitação profissional de trabalhadores desempregados do Estado, inscritos no portal Emprega São Paulo.

O acordo apoia-se no Autodesk Assistance Program, uma iniciativa de responsabilidade social lançada pela Autodesk nos Estados Unidos, Europa e, mais recentemente, no Brasil, que visa qualificar milhares de profissionais desempregados de diversos níveis e setores industriais – como construção civil e indústria de manufatura – no uso de tecnologias para projetos 2D e 3D, por meio de treinamento e material didático gratuitos. Após beneficiar mais de 16 mil profissionais em todo o mundo, o programa ganha nova amplitude no Brasil com a parceria firmada hoje, que dá origem ao Projeto de Capacitação em AutoCAD do Governo do Estado e Autodesk.

Em 2010, a expectativa é de que o programa capacite até quatro mil trabalhadores. Para isso, um corpo docente formado por professores e alunos voluntários do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza será responsável por ministrar cursos presenciais do software AutoCAD em escolas técnicas de todo o Estado. Os cursos têm carga horária de 40 horas e os participantes que concluírem o programa receberão o benefício de 13 meses para uso da licença educacional gratuita* do software, além de material didático.

Para o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, “a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada produz resultados extraordinários para a sociedade”. A SERT, por meio do programa Emprega São Paulo, é responsável pela triagem dos candidatos. O Centro Paula Souza fornece a infraestrutura das escolas técnicas e coordena a seleção de alunos e professores voluntários que ministrarão as aulas. O treinamento técnico e didático dos instrutores foi viabilizado pela Digicad, Centro Autorizado de Treinamento Autodesk. A Autodesk, por sua vez, está provendo o acesso gratuito* à sua tecnologia de software e materiais de apoio.

“Esta parceria não só nos permitiu implementar o programa no Brasil de forma mais efetiva, como também foi responsável pela criação de um formato especificamente moldado para o País, no qual milhares de trabalhadores poderão ser beneficiados em um curto espaço de tempo”, destaca o diretor geral da Autodesk Brasil, Acir Marteleto.

“Para o Centro Paula Souza foi motivo de muito orgulho ter sido convocado para participar de um projeto de tão grande alcance social. Certamente, muitos profissionais serão recebidos em nossas escolas e delas sairão em melhores condições para ingresso, retorno ou permanência no mercado de trabalho”, destaca Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Os interessados em participar do Projeto de Capacitação em AutoCAD devem inscrever seus currículos no portal Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). A seleção será feita de acordo com a disponibilidade de vagas nos municípios atendidos. Para mais informações, acesse: TBD

Sobre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho 

A missão da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho é aproximar o trabalhador das novas oportunidades do mercado, fomentando a geração de trabalho e renda. A SERT desenvolve suas atividades por meio dos programas e serviços de intermediação de mão de obra e de qualificação e requalificação profissional. Gera ocupação ao cidadão desempregado e insere o jovem no mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras, por meio de qualificação e concessão de microcrédito.

Sobre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

O Centro Paula Souza, autarquia do governo estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, administra 183 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em 138 municípios e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) presentes em 46 municípios. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes nos níveis de ensino Médio e Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 84 habilitações, sendo três na modalidade semipresencial. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão distribuídos em 47 cursos de graduação tecnológica. A instituição também atua na qualificação e na requalificação de milhares de trabalhadores, por meio dos cursos de Formação Inicial e Educação Continuada. E oferece um curso de pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Tecnologia, recomendado pela Capes e reconhecido pelo MEC , além de vários cursos de pós-graduação lato sensu. Para mais informações visite o site www.centropaulasouza.sp.gov.br

Sobre a Digicad

A Digicad Treinamento em Tecnologia e Gestão é especialista em treinamentos de Computação Gráfica e certificada como Centro Autorizado de Treinamento Autodesk (ATC) desde 1995, antecipando o acesso às mais recentes versões de softwares e novidades tecnológicas. Esta constante atualização e a excelência técnica de nosso corpo docente, reflete também na qualidade de nosso material didático, que pode também ser personalizado para necessidades específicas. Em abril de 2010, dentro deste espírito inovador, a Digicad lançará o curso de AutoCAD 2010 2D online, utilizando pela primeira vez a Andragogia em uma solução de e-learning: ANDRUS.

Sobre a Autodesk

A Autodesk Inc. é  líder mundial em software 2D e 3D para design, engenharia e entretenimento, dedicados aos setores de manufatura, arquitetura & construção, mídia e entretenimento. Desde o lançamento do AutoCAD em 1982, a Autodesk continua a desenvolver um portfólio completo de softwares de última geração e a auxiliar clientes a experimentar seus projetos digitalmente antes de iniciar sua construção. Para mais informações sobre a Autodesk, visite www.autodesk.com.br. Para mais detalhes sobre o Autodesk Assistance Program, acesse www.autodesk.com.br/assistancebrasil.

*Software gratuito sujeito aos termos e condições do Contrato de Licença ao Usuário Final que acompanha o download. Destinado a uso pessoal para fins de aprendizado e não ao uso em salas de aula ou laboratórios.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho