Governo lança pacote de obras para Fóruns no Estado

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 19, no Palácio da Justiça, na Praça da Sé, região central da Capital

qui, 19/07/2007 - 9h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h30

O governador de São Paulo, José Serra, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador  Celso Luiz Limongi, e o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania,  Luiz Antonio Marrey, apresentaram nesta quinta-feira, 19, um pacote  de construção, reforma e ampliação de 37 fóruns no Estado.

Ao todo, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania,  investirá  R$  141,3  milhões  no programa de obras 2007/2008 – verba  superior  à  empregada  nos  últimos seis anos. Parte dos recursos é oriundo  do  contrato  de  alienação da folha de pagamento dos servidores e empregados públicos estaduais.

A  Secretaria da Justiça irá construir nove novos fóruns e ampliar/reformar outros  cinco  edifícios.  Além  destas  obras,  há  ainda  outras  seis em andamento  – totalizando 20 construções no Estado. O pacote contempla ainda 17  obras de acessibilidade em outras comarcas – instalação de elevadores e adequação  de sanitários e rampas.

Pelos convênios assinados entre o Estado e  a  Prefeitura, cabe à administração municipal doar o terreno, no caso de novo  fórum,  bem como investir 20% do custo total do contrato.

A licitação da obra é feita pela Prefeitura.“É um esforço bastante grande por parte do Poder Executivo, em conjunto com o  Poder  Judiciário, para que a Justiça possa contar com prédios condignos ao  seu  trabalho.  Prédios  que  não vão só trazer mais conforto a juizes, promotores,  advogados  e  todos  aqueles que lá freqüentam, vão trazer uma melhor condição de atendimento à população”, afirmou Marrey.

Serra,  por  sua  vez,  elogiou  a  rapidez  e  a  sensibilidade  com que a Secretaria da Justiça tratou a demanda pelas obras nos fóruns. “Justiça é o direito do mais fraco. Por essa razão, nós devemos fortalecê-la”, disse. “É necessário  unir Justiça e força. E, deste modo, fazer com que aquilo que é justo  seja  forte e com que aquilo que é forte seja justo. É neste sentido que vai o pacote de obras que estamos lançando.

”A  previsão é de que mais de 80% das obras anunciadas pelo governador sejam finalizadas  até  o  final  de  2008.  O pacote inclui demandas antigas das comarcas  e atende quatro obras na Grande São Paulo (Lapa, Itaquera, Osasco e  Guarulhos),  região  não  contemplada  nos  investimentos realizados nos últimos  anos. 

No  interior, existem ainda três grandes obras, com mais de quatro  mil  metros  quadrados  de  área  construída  cada, nas comarcas de Campinas, São José dos Campos e Barretos.

Em  linhas  gerais, os novos projetos contemplam: gabinete do juiz; sala de julgamento  (salão  do  júri);  salas  para instalação das varas (número de acordo  com  a  demanda);  espaços específicos para o Ministério Público, a Defensoria  Pública  e  a  OAB;  cartório;  área para instalação de agência bancária; sanitários; copa; elevadores; cela para réus; garagem; paisagismo externo;  iluminação externa; e acesso ao fórum.

Todas as novas construções já prevêem a adaptação aos padrões de acessibilidade. As  comarcas  foram definidas pela Secretaria da Justiça em sintonia com as prioridades  apresentadas  pelo Tribunal de Justiça do Estado. Pedidos para obras em outros municípios estão em análise e podem entrar no cronograma de obras  futuras. 

O  Estado de São Paulo possui 566 prédios de fóruns, sendo metade de propriedade da administração estadual.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania