Governo lança obras de ampliação do saneamento em Arujá

Obra vai beneficiar 4,6 mil moradores de três bairros do município

qui, 25/06/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Governo lançou nesta quarta-feira, 24, em Arujá, na região metropolitana de São Paulo, obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O empreendimento será financiado com recursos estaduais, por meio da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) e federais. Com término previsto para abril de 2010, as obras beneficiarão 4,6 mil moradores dos bairros Jardim Pinheiro, Mirante do Arujá e parte do Arujamérica.

No local, serão implantados 2.549 metros de coletor-tronco, 13.070 metros de rede coletora de esgotos e 923 ligações domiciliares de esgotos. O investimento total é de R$ 3,4 milhões.

“A ampliação dos serviços vai melhorar as condições sanitárias e ambientais da cidade, por meio da coleta e do afastamento dos esgotos, o que também permitirá a despoluiçõa da cabeceira do córrego Jaguari-Mirim, já que os esgotos deixarão de ser jogados sem tratamento nos cursos d’água”, ressalta Dilma Pena, Secretária de Saneamento e Energia.

O córrego Jaguari-Mirim deságua na represa de Igaratá, responsável pela regularização da vazão do rio Paraíba do Sul.   

Atendimento

O município de Arujá conta com 100% de abastecimento de água, 37% de coleta de esgotos e 97% de tratamento dos esgotos coletados.  Além desse empreendimento, estão em  andamento na cidade o assentamento de 7,6 km de redes coletoras de esgotos, a implantação de 562 ligações domiciliares e a construção de uma estação elevatória de  esgotos, que beneficiarão moradores dos bairros Jardim Emília e Vila Pilar.   

Com a conclusão desses dois conjuntos de obras, o índice de coleta de esgotos no município subirá para 43% até abril de 2010.