Governo lança megaoperação contra a dengue

Ação mobilizará população paulista no combate ao mosquito Aedes aegypti

qui, 25/02/2010 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde de São Paulo iniciará nesta sexta-feira, 26, a Semana Estadual de Combate à Dengue. As ações vão contar com mais de 10 mil agentes espalhados pelos municípios paulistas. Ao longo dos próximos dias haverá uma série de atividades visando enfrentar o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a atenção da população paulista em torno do tema.

Normalmente a semana estadual acontece entre os últimos dias de março e a primeira semana de abril. A antecipação ocorre em razão do calor e das chuvas intensas que vêm ocorrendo no Estado, acima da média para os dois primeiros meses do ano, o que pode criar condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, com o acúmulo de água parada em pneus, latas, calhas, vasos de planta e outros recipientes.

Serão realizadas ações como arrastões, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos. Cada município programou suas atividades. Alguns já iniciaram as ações durante esta semana, com intensificação nesta sexta-feira.

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da secretaria, realizará atividades especiais em alguns municípios de abrangência de suas regionais: São Paulo, São Vicente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Taubaté.

Na Capital paulista as atividades acontecerão nesta sexta-feira em 18 quarteirões do Parque Bristol, na Zona Sul, onde já foram identificados três casos confirmados de dengue, além de outros suspeitos em investigação.

Os agentes da Sucen e da prefeitura de São Paulo estarão no local a partir das 9 horas para ações de eliminação de criadouros com aplicação de larvicida, busca ativa de casos suspeitos para encaminhamento aos serviços de saúde e orientação da população por meio de material educativo.

“Trata-se de uma mobilização importante para chamar a atenção dos paulistas em relação à dengue. Como 80% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos imóveis residenciais, o envolvimento da população no combate à doença é essencial”, afirma o coordenador da Sucen Affonso Viviani Júnior.

A Secretaria da Saúde investiu cerca de R$ 120 milhões nos últimos três anos em ações de controle da dengue. Além de agentes de apoio no controle de vetores, desde 2007 a pasta conta com um esquadrão de elite, formado por cerca de 200 profissionais que se deslocam rapidamente aos municípios para atividades destinadas à eliminação de focos de resistência do mosquito adulto, que pica e transmite a doença.

A pasta também promove a capacitação dos profissionais de saúde para controle de vetores e atendimento médico de pacientes com suspeita de dengue, oferece suporte às ações municipais de combate ao mosquito e garante o diagnóstico laboratorial dos casos por intermédio do Instituto Adolfo Lutz.

O ponto de encontro dos agentes da Sucen na atividade desta sexta-feira no Parque Bristol será na rua Fraçois Bunel, 332, em frente ao “Mercadinho Brilhante”.

Da Secretaria da Saúde