Governo lança livro que mostra fauna ameaçada em São Paulo

Livro vermelho da fauna ameaçada são conhecidos mundialmente e ajudam a combater tráfico e comércio ilegal de espécie

seg, 17/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Fundação Parque Zoológico lançaram o livro “Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo – vertebrados”, também conhecido como “Livro Vermelho”. Atualizada após dez anos, a publicação relaciona as espécies ameaçadas de extinção no Estado, com base na última lista de fauna, publicada em outubro de 2008. Os “livros vermelhos de fauna ameaçada” são considerados mecanismos de combate ao tráfico e ao comércio ilegal de espécies.

A novidade do livro vermelho paulista é que a metodologia agora utilizada segue os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A ista aponta desde espécies ameaçadas de extinção até espécies muito pouco pesquisadas, o que impede o conhecimento necessário para classificá-las. Além disso, a linguagem visual da publicação é agradável, com imagens e mapas das espécies e dos locais onde as espécies ocorrem, sendo um atrativo não só para técnicos da área, mas para todos os cidadãos interessados em obter informações sobre as espécies ameaçadas no Estado de São Paulo.

Ao todo, são 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado – que compõem a lista. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas, ou seja, que ainda não sofrem ameaças, mas demandam atenção para que não entrem nesta classificação.

O fato de uma espécie estar na lista da fauna ameaçada de São Paulo significa que ela está sofrendo risco de extinção e pode desaparecer em um curto espaço de tempo se nada for feito. Dentro das categorias de ameaça, as espécies que correm um risco maior de extinção são classificadas como “Criticamente em Perigo” (CR), seguida pelas categorias “Em Perigo” (EN) e “Vulnerável” (VU) – na qual, apesar da espécie ainda sofrer sério risco de extinção, não está em situação tão crítica.

Acesso à publicação

Os dois mil exemplares do livro vermelho da fauna paulista não serão comercializados, mas estarão disponíveis em bibliotecas, universidades, centros de pesquisas além de serem distribuídos aos 87 autores da obra. Os interessados também podem baixar o livro na internet na página: http://www.ambiente.sp.gov.br/fauna/livro_vermelho2009.zip.

Da Secretaria do Meio Ambiente