Governo lança kit futuridade para capacitar profissionais no atendimento aos idosos

Objetivo é aperfeiçoar atendimento em diferentes espaços como Centros-Dia e centros de convivência

qui, 27/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) lançou o kit futuridade para a capacitação de profissionais no atendimento a pessoas na terceira idade, nesta quinta, 27. A Seads foi a responsável pela preparação do kit, junto com a Fundação Padre Anchieta. Composto por dez publicações, os temas abordados são envelhecimento humano nas suas múltiplas dimensões (biológica, psicológica, cultural e social); legislações destinadas ao público idoso; o envelhecimento na perspectiva da cidadania e como projeto educativo na escola; e reflexões sobre maus tratos contra idosos.

Com esse material, o Governo pretende formar profissionais capacitados para atender a demanda em diferentes espaços como Centros-Dia, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e centros de convivência, entre outros. O objetivo principal é permitir que as equipes tenham uma atuação cada vez mais qualificada e uma prática baseada em fundamentos éticos e humanos.

Clique aqui para fazer o download das publicações.

Quero Vida

O projeto Quero Vida, lançado em janeiro deste anos,  implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa foi firmada com a assinatura de convênios com 42 cidades paulistas totalizando a liberação de R$ 12,1 milhões. É mais uma ação do Governo de São Paulo em favor da qualidade de vida da terceira idade.

O Quero Vida apoiará os municípios na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. Nos espaços, o idoso terá à sua disposição atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um local com normas de acessibilidade, higiene e segurança.

Nas unidades do Quero Vida os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de Educação Física e assistentes sociais. Com capacidade para até 50 idosos, o serviço deverá disponibilizar também atendimento de transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro e que a família não tenha condições de transportá-los. Saiba mais aqui.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social