Governo lança edital para implantação da Linha 17-Ouro do Metrô

No total, a Linha 17-Ouro terá 18 quilômetros de extensão, com 19 estações

qui, 30/09/2010 - 7h47 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h46)

O Governo lançou nesta quinta-feira, 30, o edital de concorrência para a implantação da Linha 17-Ouro, que será operada por meio de Metrô Leve e ligará a estação Jabaquara (Linha 1-Azul), o Aeroporto de Congonhas, e a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). O evento contou com as presenças do governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman, e do Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz, Portella.

A empresa vencedora será responsável pela implantação da Linha, fornecimento da frota de 24 trens e sistemas. O contrato terá 42 meses de vigência a partir da assinatura. O ganhador será aquele que oferecer o menor preço dentre as empresas habilitadas. O edital estará disponível por 45 dias a partir de sua publicação. As propostas devem ser abertas no dia 18 de novembro.

No total, a Linha 17-Ouro terá 18 quilômetros de extensão, com 19 estações: Jabaquara; Hospital Sabóia; Cidade Leonor; Vila Babilônia; Vila Paulista; Jardim Aeroporto; Congonhas; Brooklin Paulista; Vereador José Diniz; Água Espraiada; Vila Cordeiro; Chucri Zaidan; Morumbi; Granja Julieta; Panambi; Paraisópolis; Américo Mourano; Estádio Morumbi; São Paulo-Morumbi. A previsão é que 230 mil pessoas sejam atendidas diariamente.

A Linha 17-Ouro seguirá o traçado das avenidas Roberto Marinho, Nações Unidas, Perimetral e João Jorge Saad entre outras. Haverá conexão com o sistema metro-ferroviário nas estações Jabaquara (Linha 1-Azul) e Morumbi da CPTM (Linha 9-Esmeralda) e nas futuras estações Água Espraiada (Linha 5-Lilás) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

Tecnologia 

O Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil e já está sendo implantado pelo Metrô de São Paulo no prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Cidade Tiradentes), cujo contrato da obra foi assinado na última segunda-feira.

Como será construído em elevado, o Metrô Leve evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, já que a via é totalmente segregada, não provocará interferência no sistema viário.

O Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído. Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada.

A implantação da Linha 17 também conta com projeto paisagístico, com árvores nativas plantadas na via por onde correrá os trens, formando corredores verdes ao longo do percurso, valorizando essas áreas.

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