Governo lança consulta pública para Metrô que vai até o ABC

Linha 18-Bronze, por meio de monotrilho, será a primeira a sair da capital

qui, 04/07/2013 - 13h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 4, o lançamento da consulta pública para o edital da PPP (Parceria Público-Privada) que prevê a construção da Linha 18-Bronze do Metrô. A linha será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, na zona leste da capital, e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo. O Aviso será publicado nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Concessão Patrocinada para a Prestação dos Serviços Públicos de Transporte de Passageiros da Linha 18-Bronze do Metrô prevê a implantação das obras civis e dos e sistemas, aquisição dos trens, operação, conservação e manutenção. O valor total previsto para implantação da linha é de R$ 3,5 bilhões. De acordo com o governador “Esta hoje é uma PPP mais avançada. É integral, o setor privado vai desde a desapropriação à operação”.

Na primeira fase, a Linha contará com 14,9 km de extensão, atendendo aos municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações. “Um fato histórico. Nós estamos saindo da cidade [de São Paulo]. O mundo moderno é urbano e metropolitano”, finalizou o governador.

Além da obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que metrô convencional. O sistema de monotrilho apresenta ainda menor impacto à paisagem urbana e de ruído.

O edital, contrato e demais anexos da consulta pública serão disponibilizados gratuitamente por meio da internet, no site da secretaria dos Transportes Metropolitanos, pelo período de 30 dias, para recebimento de sugestões de interessados. A consulta pública objetiva abrir para a população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Desta forma, os cidadãos e empresas podem se manifestar sobre a minuta de edital. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar ou não as sugestões propostas.


Clique na imagem para ampliá-la

Do Portal do Governo do Estado