Governo lança 2ª fase do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Expectativa é que ela beneficie cerca de 22 mil pequenos agricultores. Serão investidos US$ 130 milhões

ter, 23/11/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h37)

O governador Alberto Goldman e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio, participaram nesta terça-feira, 23, do lançamento da segunda fase do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. A cerimônia aconteceu durante o evento de comemoração dos 43 anos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI.

A segunda fase, lançada nesta terça, terá início ainda em 2010 com o nome de Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – “Acesso ao Mercado”. Ela é resultado de um empréstimo de US$ 78 milhões assinado pelo governador com o Banco Mundial, com contrapartida de U$ 52 milhões do governo estadual, totalizando U$ 130 milhões em investimentos.

“Este investimento é para o desenvolvimento e extensão rural, de maneira que essas pessoas, os pequenos agricultores, possa ir se inserindo em todo o mercado”, afirmou o governador Alberto Goldman.

Com prazo de cinco anos, esta etapa terá como objetivo ampliar a competitividade dos pequenos e médios produtores respeitando os princípios de sustentabilidade social, econômica e ambiental. A expectativa é que e o programa beneficie cerca de 22 mil pequenos agricultores, incluindo cerca de 1.500 famílias de comunidades indígenas e quilombos.

Neste primeiro ano serão iniciadas as atividades de planejamento, capacitação e priorização das organizações representativas dos beneficiários. A capacitação inclui noções sobre a elaboração de planos de negócio e prospecção de mercados.

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é uma parceria entre o Governo do Estado e do Banco Mundial que promove o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores. O programa é coordenado pela CATI, que fornece assistência técnica e capacitação profissional aos participantes.

Na primeira fase, iniciada em 2000 e finalizada em 2008, o Microbacias beneficiou 70 mil famílias numa área de 3,3 milhões de hectares trabalhados em 970 microbacias. A apoio da CATI aos produtores rurais fomentou a criação de mais de 450 associações de produtores e o envolvimento das comunidades em ações de educação ambiental. Mais de 465 mil alunos da rede pública estadual e municipal foram submetidos à educação ambiental.

“A primeira fase do Microbacias Hidrográficas teve um bom resultado. Diante disso, todos entenderam que era importante dar prosseguimento ao programa e agora estamos continuando com esse novo financiamento”, disse o governador.

A agricultura responde por mais da metade de toda a atividade econômica em 60% dos municípios do Estado e é um importante fator de emprego, especialmente na área rural, onde 80% da população dependem dela.

Os 43 anos da CATI

Para comemorar seu aniversário de 43 anos, a CATI preparou uma série de atividades durante a semana de 23 a 26 de novembro.

Nesta quarta-feria, 24, às 10h, acontece o Seminário do Programa de Microbacias II com os produtores e presidentes de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural. O objetivo é discutir as principais diretrizes para a agricultura paulista.

Na quinta-feira, 25, haverá palestra sobre empreendedorismo e apresentação das experiências de sucesso das Associações de Produtores. No período da tarde, os agricultores participam da palestra Agricultura Familiar: Acesso ao Mercado e Sustentabilidade. E entre os dias 23 e 26 de novembro, acontece a Feira do Verde e a Feira de Produtos das Associações de Produtores Rurais, abertas para toda a população.

Na Feira do Verde, já tradicional durante a semana de comemorações ao aniversário da instituição, os visitantes podem adquirir mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc). Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Na Feira das Associações de Produtores Rurais, são expostos produtos que representam a diversidade existente no território paulista. Os visitantes poderão adquirir ali as ostras de Cananéia, cultivadas na Reserva Extrativista Quilombola de Mandira; o artesanato e mudas de palmito da mais antiga Associação Indígena do Estado, localizada na Reserva de Rio-Silveiras, em Boracéia, São Sebastião; o artesanato fino, feito de fibra de bananeira, das mulheres da Oficina de Fibra de Mongaguá; maracujá e outros produtos da Associação Passiflora de Adamantina e Região; os produtos dos assentados de Presidente Epitácio. Além disso, serão encontrados os produtos orgânicos e os doces artesanais do município de Joanópolis.

Sobre a CATI

A CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, desde 1967, quando foi criada, vem trabalhando para o produtor rural, prestando serviços e oferecendo seus produtos. Com sede em Campinas (SP), a rede da CATI é composta por 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) distribuídos nas várias regiões do Estado de São Paulo. Os 40 EDRs englobam as Casas de Agricultura municipais, que estão presentes em mais de 500 municípios do Estado de São Paulo. Além disto, a CATI possui 21 Núcleos de Produção de Sementes, Mudas e Matrizes, produzindo variedades de sementes e mudas.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento