Governo lança 1º Concurso de Ideias e Projetos Economia Verde

Objetivo é estimular iniciativas inovadoras que contribuam para desenvolvimento de tecnologias e processos que reduzam emissão de gases do efeito estufa

qua, 23/06/2010 - 16h16 | Do Portal do Governo

“Uma boa idéia vale muito para o Planeta. Qual é a sua?” Com este slogan já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Ideias e Projetos Economia Verde voltado para estudantes e empresas de pequeno e médio porte. O concurso é uma realização da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento e vai premiar projetos inovadores que tenham como objetivo o uso de novas tecnologias e processos de produção que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa.

O diretor-presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, lembra a importância do uso eficiente dos recursos naturais: “Os projetos terão que se destacar pela inovação e pioneirismo do tema. O concurso vai considerar os trabalhos que cuidaram do tratamento e destinação de efluentes e resíduos, que tenham sustentabilidade financeira, além da geração dos chamados empregos verdes”, afirma.

Em alinhamento com a política estadual de mudanças climáticas, a Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento lançou, no início deste ano, a Linha Economia Verde que financia projetos dos diversos setores produtivos da economia paulista que proporcionem a redução das emissões de gases de efeito estufa de acordo com as metas estabelecidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas. A linha tem taxa de juros de 0,49% ao mês, corrigido pelo IPC-FIPE. O prazo é de até cinco anos, com até um ano de carência e financiamento de até 100% do projeto. 

Como se inscrever

Podem participar do 1º Concurso de Ideias e Projetos Economia Verde, todas as pessoas com o segundo grau completo e empresários de empresas de pequeno e médio porte do estado de São Paulo. O concurso é dividido em duas categorias: para pessoas físicas o prêmio é de até R$ 10 mil e para empresas a premiação é de até R$ 25 mil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.

Avaliação dos trabalhos

Os projetos enviados sobre desenvolvimento sustentável e economia limpa serão analisados por uma comissão de notáveis da Universidade de São Paulo (USP) especialistas no tema desenvolvimento sustentável. São eles: Jacques Marcovith, José Goldemberg e Ricardo Abramovay.

O processo de pré-seleção dos trabalhos será feito por uma Comissão de profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e da Cetesb.

O concurso foi lançado em março deste ano durante o Seminário Economia Verde – que teve o objetivo de debater o tema Economia limpa e menos poluente com empresários e estudiosos como o ecossocioeconomista Ignacy Sachs, entre outros grandes nomes.

Da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento