Governo investe R$ 7,9 milhões na construção do novo prédio da Fatec de Itu

Novo prédio será construído junto à Etec para abrigar, em um mesmo complexo, os dois níveis de ensino profissionalizante

dom, 28/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou no sábado, 27, em Itu, a liberação de R$ 7,9 milhões em investimentos do governo do Estado para a construção do novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município. As novas instalações serão construídas junto à Etec Martinho Di Ciero, com o objetivo de abrigar, em um mesmo complexo, os dois níveis de ensino profissionalizante.

As novas instalações da Fatec contarão com três blocos. O bloco principal terá 12 salas de aula e seis laboratórios: um de Robótica, quatro de Informática e um de célula integrada de manufatura. O espaço também abrigará uma biblioteca, quatro salas de áudio e vídeo, seis salas administrativas, copa, sala do servidor de informática, depósito e dois sanitários.

O segundo bloco será construído para a realização de aulas práticas específicas dos cursos ministrados na Fatec, e contabilizará sete laboratórios, com área de aproximadamente 90 metros quadrados cada um. Haverá laboratórios de Pneumática; Eletrotécnica e Eletrônica; Máquinas Elétricas e Servo Sincro (equipamentos eletroeletrônicos); Soldagem; Hidráulica; Robótica e Célula de Manufatura; e Mecânica e Metrologia.

O terceiro bloco abrigará o refeitório, que contará com cozinha industrial, vestiário de empregados e despensa. O espaço terá capacidade para 400 refeições diárias, além de lanches. Os investimentos também preveem obras na área externa da unidade, como construção de passeio pavimentado, estacionamento, portaria, reservatório elevado, cabine primária, abrigos de lixo e gás. A previsão é de que as obras estejam prontas no segundo semestre de 2011.

A Fatec de Itu funciona atualmente em um prédio alugado pela prefeitura, no centro da cidade. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 120 vagas, divididas entre dois cursos superiores de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação. Já a Etec Martinho di Ciero ofereceu no último processo seletivo 70 vagas para o Ensino Médio e 140 vagas distribuídas em três cursos técnicos gratuitos: Agenciamento de Viagem, informática, Meio Ambiente e Paisagismo.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, cerca de 93% dos alunos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos.

O setor de saúde, segundo o estudo, é o que mais emprega (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).  

Da Secretaria de Desenvolvimento