Governo investe R$ 41,3 milhões no Piscinão Sharp

Obra beneficiará bairros da Capital e de Taboão da Serra

sex, 12/10/2007 - 10h11 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado está investindo R$ 41,3 milhões na construção do Piscinão Sharp, na bacia do córrego Pirajuçara, que beneficiará bairros da Capital e de Taboão da Serra. As obras, realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, tiveram início no final de agosto deste ano e devem estar concluídas no início do segundo semestre de 2009.

O novo piscinão, que tem por finalidade conter a água das chuvas, prevenindo a população de enchentes, terá capacidade para acumular até 500 milhões de litros de água. Localizado acima da foz do córrego Miranda, na altura do número 6197 da Estada do Campo Limpo, o Piscinão Sharp ocupa uma área de 94 mil metros quadrados.

Com o novo piscinão, a expectativa é de beneficiar uma população superior a 500 mil habitantes. Os moradores estão nos bairros Jd.Nadir, Vila Olga, Vila Sônia, Jd. Taboão e Campo Limpo (todos em São Paulo); Jd.Glória, Jd.Bontempo e Pq.Santos Dumont, em Taboão da Serra.

Pirajuçara

Este é o sexto reservatório que o DAEE constrói na bacia do Pirajuçara. O conjunto é integrado pelos piscinões:

• Jardim Nova República – Embú das Artes –capacidade para 120 mil m3;

• Jardim Maria Sampaio – São Paulo – capacidade para 120 mil m3;

• Eliseu de Almeida – São Paulo – capacidade para 113 mil m3;

• Parque Pinheiros – Taboão da Serra – capacidade para 117 mil m3;

• Portuguesinha – Taboão da Serra – capacidade para 120 mil m3.

O superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix, observa que “esse conjunto de reservatórios já permitiu reduzir o pico de vazão de cheia do córrego do Pirajuçara de 240 m³/s para 114 m³/s, contribuindo para reduzir os problemas de inundação da bacia”.

Manoel Schlindwein com DAEE

(I.P.)