Governo investe R$ 4 milhões na Etec de Heliópolis

Serra anunciou o investimento nesta quarta-feira, 12, em visita ao local

qua, 12/09/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h59

O Governo do Estado vai investir R$ 4 milhões na construção de uma Etec (Escola Técnica) em Heliópolis, região sudeste da Capital. O anúncio da nova Etec na maior favela da cidade foi feito pelo governador José Serra nesta quarta-feira, 12. A unidade fará parte do Centro de Convivência de Heliópolis, lançado hoje pelo governador em companhia do prefeito da Capital, Gilberto Kassab.

“Hoje é um dia muito importante. Estamos dando início a uma obra fundamental para a comunidade de Heliópolis e para São Paulo, pelo exemplo que vai dar”, disse o governador José Serra. A supervisão da nova Etec é de responsabilidade do Centro Paula Souza, que, enfatizou o governador, tem o melhor ensino médio de São Paulo. “A grande maioria dos alunos do Paula Souza tem uma chance enorme de entrar na faculdade, exatamente porque o ensino é considerado como de melhor aproveitamento aqui em São Paulo”, contou. Serra estava acompanhado do Secretário Estadual de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna.

A instituição também abre portas para a colocação profissional. Como ressaltou Serra durante discurso, a probabilidade dos estudantes da nova Etec conseguirem uma oportunidade no mercado de trabalho é alta: “80% dos alunos das escolas técnicas do Estado saem com emprego garantido. É um índice altíssimo”, prosseguiu o governador. “Portanto, estamos trazendo cultura e a possibilidade de emprego, a possibilidade de progredir na vida”, completou Serra.

Kassab observou que ações como a de hoje são resultado do trabalho que José Serra desenvolveu quando exerceu o cargo de prefeito da Capital. “Graças às suas importantes ações a cidade de São Paulo hoje vive um dos momentos mais felizes dos últimos anos, porque ela consegue enxergar uma luz no fim do túnel”, disse o prefeito.

Parceria

A Etec será instalada em um prédio da Cohab e terá projeto arquitetônico de Ruy Ohtake. O Governo do Estado vai arcar com a reforma das instalações do prédio, cedido pela prefeitura, e com a compra de mobiliário e de equipamentos necessários para o funcionamento dos cursos.

A unidade de Heliópolis vai oferecer aos jovens da região Ensino Médio no período da manhã e cinco cursos técnicos nos períodos da tarde e da noite: administração, design de interiores, edificações, informática, nutrição e dietética.

O prédio deve ser entregue à população já no final do ano que vêm. No auge da obra, o trabalho deve gerar aproximadamente 100 empregos diretos. Quando inaugurada, a Etec deve acolher 60 professores e 25 funcionários. A expectativa é de que em 2010 estejam matriculados cerca de 1.000 alunos na Etec de Heliópolis. Serra adiantou que serão aproximadamente 720 alunos de ensino técnico e 360 do ensino médio.

O Centro de Convivência de Heliópolis, uma ação da prefeitura, ocupará área de 47.799 metros quadrados e englobará, na primeira fase, três Centros de Educação Infantil (CEUs), uma Etec e uma Casa de Cultura, além de cinema, salas de exposições, reuniões, palestras, foto, vídeo, TV comunitária e cursos profissionalizantes.

Números

Das 17 Etecs localizadas na Capital, duas ficam na zona sul, onde está fica Heliópolis: Etec Getúlio Vargas (Ipiranga) e Etec Zona Sul (Jardim São Luís). Há 27 Etecs em 11 municípios da região metropolitana: em Carapicuíba, Diadema, Franco da Rocha, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo (que conta com 17).

Quando o assunto são Fatecs, as Faculdades de Tecnologia, a Grande São Paulo também apresenta números expressivos. São dez Fatecs em oito municípios da região metropolitana: Carapicuíba, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo (que conta com 3).

Manoel Schlindwein

(I.P.)