Governo investe na ampliação e qualidade do transporte público

Até 2010, serão investidos R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM e na EMTU

seg, 21/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Na terça-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro – movimento em defesa do meio ambiente que começou em algumas cidades da Europa e, desde então, vem se espalhando pelo mundo. Nesse dia, milhares de pessoas deixam seu carro na garagem e utilizam o transporte público ou bicicleta. 

Para incentivar o uso do transporte público, não só em um dia, mas para que se torne um hábito do cidadão, o Governo do Estado investe no maior plano de expansão já feito no Brasil. Até 2010, serão investidos R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e na EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).  

A rede será quadruplicada, passando dos atuais 61,3 km para 240 km. Isso deverá elevar em 55% o número de usuários e provocar uma redução média de 25% no tempo de viagem. Serão 7,5 milhões de pessoas transportadas por dia pelo Metrô e pela CPTM. 

Além disso, 41 novos trens estão a caminho (cinco já foram entregues) e 98 da frota atual passarão por uma reforma completa. Hoje, três linhas estão em obras simultaneamente e outras quatro em fase de projeto.

Um dos principais objetivos do Plano de Expansão é melhorar a qualidade de vida do usuário. Para isso, novos corredores de ônibus e do metrô farão a integração entre os demais trechos. Além disso, as estações estão passando por reformas e ganhando adaptações para atender melhor às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para garantir a segurança dos passageiros, todos os trens terão câmeras instaladas – as estações já possuem este equipamento.

Expresso Tiradentes 

Outra obra que segue em ritmo acelerado é a do Expresso Tiradentes que vai interligar os bairros da Vila Prudente e Cidade Tiradentes. Os trens trafegarão em via elevada e cada composição terá capacidade para 1 mil passageiros. Nessa modalidade de metrô leve sobre pneus, o usuário fará um trajeto que hoje leva duas horas em 50 minutos. 

O metrô leve será implantado nas linhas 2-Verde, 16-Prata e 17-Ouro. Esse tipo de transporte foi escolhido por ter construção mais rápida e custo menor na comparação com o investimento numa linha tradicional. Além disso, é ecologicamente correto: menor ruído e emissão zero de poluição, pois é equipado com motores elétricos.

Sistemas intermunicipais 

O Plano de Expansão está desenvolvendo uma série de projetos da EMTU/SP nas três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista). Quando forem concluídas, as obras tornarão as viagens mais rápidas e aumentarão a mobilidade dos usuários, graças às conexões com o Metrô e a CPTM.

Para facilitar a locomoção entre os municípios, o Governo está investindo em novos corredores como os que ligam Guarulhos-São Paulo (Tucuruvi) e o Itapevi-São Paulo (Butantã). Outra obra vai ampliar o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), que ganhará mais 12 km no trecho Diadema-São Paulo (Brooklin).

Na Baixada Santista será implantado o Sistema Integrado Metropolitano (SIM), cuja novidade é a adoção do metrô leve, um sistema principal, que será alimentado por ônibus municipais e intermunicipais. Na região de Campinas, as obras do Corredor Metropolitano Noroeste estão em andamento.

Hotsite 

Para que a população conheça como em detalhes, o plano de expansão dos transportes metropolitanos, foi criado um hotsite. Uma das novidades é a “Calculadora de Tempo”, que permite ao usuário da rede metro-ferroviária conferir quanto tempo ele ganhará no seu dia-a-dia com a conclusão das obras. 

Outra curiosidade é o “Simulador de Trajeto”, que reproduz como será, em 2014, o percurso mais simples e rápido entre dois pontos utilizando os sistemas do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP. 

Já as galerias de fotos e vídeos ajudam o internauta a entender a complexidade do trabalho de ampliação e integração do transporte público. Em destaque, os vídeos dos bastidores do Expansão SP, como os que mostram o passo-a-passo das escavações do megatatuzão na Linha-4 Amarela e o translado do primeiro novo trem, da fábrica para os trilhos do Metrô. 

Para ter mais informações sobre o Plano de Expansão, acesse o site http://www.planodeexpansaosp.com.br