Governo investe em reciclagem de lixo eletrônico

Projeto "e-lixo maps" e centro pioneiro na USP evitam descarte em locais inapropriados

seg, 08/03/2010 - 15h14 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está investindo para que o lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo” – novidade fruto da vida moderna como monitores, celulares, pilhas e demais produtos que não são considerados lixo comum – tenham um local apropriado para serem descartados. Como esse tipo de lixo não pode ser jogado em lixeiras comuns, o Governo criou dois projetos para dar que a população saiba para onde levar o seu “e-lixo”.

No site www.e-lixo.org, inserindo o CEP e o tipo de “e-lixo” que vai para o descarte, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo. O projeto associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de “e-lixo” em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada de forma mais funcional e lúdica. Além dessa prestação de serviço, o projeto prevê, também, o cadastramento de mais pontos de coleta. O programa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sérgio Motta e o site está no ar desde o começo de março. Leia mais aqui.

A USP também criou um centro pioneiro de reciclagem de lixo eletrônico. O Centro de Computação Eletrônica (CCE-USP) inaugurou em dezembro, na Cidade Universitária, o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir), órgão pioneiro na sua modalidade em instituições públicas, direcionado especialmente ao devido encaminhamento desse material. Com área de 400 metros quadrados, o galpão tem acesso para carga e descarga de resíduos, depósito para categorização, triagem e destinação de lixo eletrônico, além dos equipamentos necessários para a adequação do material.

Até o início de abril, o centro deverá receber equipamentos de fora da USP. O objetivo do Cedir é receber computadores e outros materiais eletrônicos descartados pela USP, avaliá-los e, caso possam ser reaproveitados, encaminhá-los para entidades sociais. Quando o equipamento não puder ser recuperado, ele será desmontado, descaracterizado (por exemplo, destruição do disco rígido para evitar a disseminação de informações contidas) e as suas peças serão separadas por tipo de material (metal ferroso e não-ferroso, alumínio, plásticos, etc.). Cada tipo material será vendido para um tipo diferente de empresa de reciclagem especializada neste material.

Leia mais aqui e aqui.

Serviço
Centro de Reúso de Resíduos de Informática
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, 399 – bloco 27
Mais informações, pelo e-mail cedir.cce@usp.br 

Do Portal do Governo do Estado com informações da Agência Impresa Oficial, da USP e da Secretaria do Meio Ambiente