Governo investe em prevenção e tratamento contra uso de drogas

Além de ter clínicas públicas de reabilitação, SP tem livro que indica onde procurar apoio

qui, 25/02/2010 - 15h22 | Do Portal do Governo

Ajudar a quem precisa de tratamento e quer se livrar do vício das drogas está entre as preocupações do Governo de São Paulo. Por isso o Estado oferece vários tipos de apoio àqueles que sofrem com esse problema. Uma clínica pública, projeto pioneiro no País, cuida de adultos dependentes, outra voltada a adolescentes e um livro que indica onde é possível procurar acompanhamento profissional fazem parte dos programas contra dependência de álcool e drogas.

Livro

A publicação do primeiro levantamento dos recursos de apoio para álcool e drogas no Estado de São Paulo foi lançada recentemente e está sendo distribuída a instituições de saúde, educação, conselhos municipais sobre drogas e outros órgãos que atuam na área. A obra foi produzida numa parceria entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria de Saúde.

A pasta da saúde imprimiu cinco mil exemplares, que serão distribuídos para os profissionais de direito, medicina, assistência social e enfermagem, entre outros. A ideia é que a equipe multiprofissional utilize o material para encaminhar o paciente alcoolizado ou dependente de drogas ao serviço de saúde mais apropriado. Leia mais aqui.

Reabilitação de adultos

No mês de dezembro, o governador José Serra participou da entrega de uma clínica com 105 leitos especializados em tratamento de dependentes de álcool e drogas do Estado de São Paulo. A unidade, inaugurada pela Secretaria da Saúde, funciona na cidade de Itapira, dentro do Instituto Bairral, um dos principais centros de psiquiatria do Brasil.

O objetivo da clínica será oferecer um modelo voltado à desintoxicação, mas fora do ambiente de enfermaria hospitalar para o qual essas pessoas costumam ser encaminhadas. As internações irão durar, em média, 30 dias, para pacientes de ambos os sexos a partir dos 18 anos de idade. Esta é a segunda clínica estadual para adultos dependentes de álcool e drogas no Estado. A primeira foi inaugurada no início deste ano, no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. Leia mais aqui e aqui.

Tratamento de adolescentes

Batizada de Projeto Jovem Samaritano, a clínica de recuperação de adolescentes e jovens dependentes de álcool e drogas sediada em Cotia, na Grande São Paulo, é uma unidade de parceria entre a Secretaria da Saúde e o Hospital Samaritano. O local oferece, pelo menos, 30 leitos de internação para adolescentes entre 14 e 18 anos de idade. Após um ano de funcionamento, 96 pacientes passaram por lá.

O tempo médio de permanência dos jovens é de um a três meses. Durante esse período, os pacientes contam com a participação da família em algumas atividades, o que é importante para o sucesso da recuperação. As atividades físicas, educacionais e orientação vocacional também fazem parte do processo de tratamento. O encaminhamento dos jovens é feito por meio das Secretarias de Saúde e Educação dos municípios, além dos conselhos tutelares. Não são admitidos na clínica adolescentes infratores. Leia mais aqui e aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria de Saúde