Governo investe em ponte e no sistema de balsas para travessia do Litoral

Estado anuncia construção de ligação seca entre Santos e Guarujá e conclui reformas em Ilhabela

ter, 09/03/2010 - 14h59 | Do Portal do Governo

Dar novas opções de acesso às cidades litorâneas e melhorar o sistema de travessia já existente estão entre as prioridades do Governo de São Paulo – além das obras de saneamento básico que fazem parte do programa Onda Limpa. Por isso, o governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 9, o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá. O complexo de 4,6 km, sendo 1 km de ponte estaiada, irá beneficiar não só os 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, mas também os cerca de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente e Guarujá.  Essa ligação irá substituir de vez a travessia de veículos pela balsa, facilitando a vida dos motoristas que trafegam entre as duas cidades diariamente.  Estimadas em cerca de R$ 700 milhões, as obras terão duração prevista de 30 meses, após a assinatura do contrato. Leia mais aqui.

O sistema de balsas

Atualmente, há duas formas de ir de Santos para o Guarujá: pelas rodovias Anchieta e Cônego Domenico Rangoni, num percurso de 45 quilômetros, ou por uma das sete balsas que operam na travessia diariamente e que, em 2009, transportou 8,6 milhões de veículos.

Desde o dia 8 de fevereiro, após a finalização da reforma, as duas gavetas do atracadouro do Guarujá estão liberadas para operação. As obras foram iniciadas em agosto de 2009, após o acidente ocorrido no final de julho com o navio chinês Zhen Hua 27 que danificou o atracadouro e a embarcação FB-24 – que também já funciona normamente.

As duas gavetas reformadas têm o mesmo sistema de acionamento com pistão hidráulico da terceira gaveta, permitindo que o embarque/desembarque de veículos seja feito, em média, em 5 minutos. Com as obras concluídas o sistema de travessia Santos/Guarujá  passa a contar  com quatro (3 gavetas e 1 flutuante) rampas de acesso para embarque e desembarque, ganhando fluidez na operação.

Para maior comodidade e otimização dos espaços disponíveis, o Serviço de Hora Marcada conta com mais uma opção: o acesso pela Internet com débito em cartão de crédito através do cartão Visa. Com isso, além de passar a dispor de serviço 24 horas, o usuário poderá pagar a tarifa no vencimento da fatura de seu cartão. Leia mais aqui.

A travessia entre Ilhabela e São Sebastião também está mais rápida. A balsa Valda II foi totalmente reformada pelo Governo de São Paulo e agora faz o percurso em apenas 15 minutos, contra os 25 minutos de antes. A rapidez é resultado dos quatro motores eletrônicos novos e quatro reversores. A Valda II também recebeu reparos na pintura e no convés. A novidade deve trazer mais turistas para a ilha.

Teatro a bordo

Desde o início de fevereiro quem utiliza o sistema de barcas da linha Praça da República/Vicente de Carvalho conta com uma nova atração a bordo: durante os 12 minutos de travessia um grupo formado por três atores orienta sobre a importância da preservação de paredes, bancos e outros espaços, por meio de atitudes simples, como jogar o lixo nos cestos de coleta seletiva. A cada mês será desenvolvida uma temática diferente.  O tema do mês de março será o meio ambiente com foco na preservação do mar.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria dos Transportes e da DERSA