Governo investe em ensino técnico na região de Marília

Fatec de Pompeia ganha novo curso e Etec de Vera Cruz recebe investimentos

qua, 07/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta quarta-feira, 7, no município de Pompeia, convênio para implantação do curso superior tecnológico de Mecanização de Agricultura de Precisão. O curso será ministrado por professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Marília, nas instalações da Fundação Nishimura (Jacto), que atuará como um campus da Fatec Marília. No total, serão oferecidas 80 vagas – as aulas terão início no primeiro semestre de 2010. 

As inscrições para o processo seletivo estão abertas, no site www.vestibularfatec.com.br, a partir desta quarta-feira,7, data de início das inscrições para o vestibular das 49 Fatecs do Estado. 

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento irá para o município de Vera Cruz, onde assinará a liberação de recursos para construção de um galpão, que será utilizado pelos alunos da Escola Técnica (Etec) Paulo Guerreiro, para estudo de técnicas de benefício e processamento de café.

O investimento do Estado com as obras – que deverão estar prontas em seis meses – será de R$ 300 mil. A cerimônia de assinatura será realizada na própria Etec. A escola oferecerá, no primeiro semestre de 2010, 160 vagas em cursos técnicos de Administração e Agropecuária, além do ensino médio, em período integral, aliado ao curso de Agropecuária. As inscrições para o vestibulinho já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até dia 26 de outubro.

Novo curso

O curso superior gratuito de Tecnologia em Mecanização de Agricultura de Precisão, que será oferecido em Pompeia, vai preparar profissionais para atuar em projetos de mecanização agrícola, com conhecimentos em análise, seleção e manutenção de equipamentos e máquinas. O profissional adquire habilidades para gerenciar os ativos da propriedade, com foco na otimização da produção agropecuária, racionalização de custos e preservação de recursos naturais. Nas atividades relacionadas à agricultura de precisão, o profissional aplica métodos de sensoriamento remoto e de fotointerpretação, utiliza sistemas de informações geográficas e sistemas de posicionamento global para apoio ao planejamento de atividades agrícolas e avaliação de impactos ambientais.

Da Secretaria de Desenvolvimento