Governo investe em energia e apoia projetos sustentáveis

Tecnologia e arquitetura a favor da sustentabilidade estão entre as ações da Unesp, da CDHU e da Sabesp

seg, 12/04/2010 - 12h41 | Do Portal do Governo

Sustentabilidade é o conceito do momento e o Governo de São Paulo, preocupado em estar atualizado em todas as suas ações, já está investindo em seus programas para que eles sejam sustentáveis e também incentivando que o desenvolvimento do Estado se dê dessa maneira. Focado nisso, a Unesp, a CDHU e a Sabesp têm realizado pesquisas e ações para que esse conceito seja aplicado de forma cada vez mais eficaz em todo o Estado.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia  realizaram  no  sábado, 10, um evento em Araraquara, para orientar os mutuários dos conjuntos habitacionais Araraquara L  e  M  sobre uso do aquecedor solar. Nesses dois empreendimentos serão instalados 320  kits  do equipamento. Araraquara  é  o  quarto  município a receber os equipamentos fornecidos pela  concessionária,  cumprindo a primeira etapa do convênio firmado entre CDHU  e  CPFL em dezembro de 2009. O acordo prevê a instalação de 6.691 mil aquecedores  solares em conjuntos já entregues pela Companhia em 14 cidades paulistas.

Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece   ainda   a   substituição   de   lâmpadas   incandescentes  por fluorescentes  compactas,  de  alta  eficiência  energética,  e  a troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura. Leia mais aqui.

Em mais uma ação sustentável, a CDHU, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), lançou um concurso para selecionar novas alternativas para moradias que contemplem recursos de sustentabilidade ambiental e de acessibilidade baseadas nos conceitos do Desenho Universal da companhia.  As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no site do IAB-SP até 16 de julho. O prazo de entrega da proposta é 18 de agosto. Leia mais aqui.

Energia sustentável

A Faculdade de Engenharia (FEB), no campus da Unesp de Bauru, desenvolveu um sistema mais eficiente de geração de energia solar. O projeto modifica a estrutura mecânica que segura as placas que captam os raios solares, os chamados painéis fotovoltaicos. Com a mudança, o dispositivo se movimenta para aproveitar ao máximo a incidência de luz, gerando 53% mais eletricidade. A invenção é adequada para atender comunidades isoladas em regiões montanhosas ou de reservas florestais. Mais informações aqui.

E a Unesp tem outras pesquisas do tipo. Nos laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está surgindo um nanomaterial capaz de aproveitar a força mecânica gerada pelo tráfego de veículos em uma via para obter eletricidade. A inovação poderá ter muitas aplicações e seu primeiro uso, previsto para estar disponível até 2015, será a criação de ruas e rodovias autossuficientes em energia, com semáforos e painéis alimentados pela passagem dos carros e caminhões. Do ponto de vista do processo produtivo, a tecnologia gera energia limpa, renovável e sustentável. Para gerar energia, o material não precisa ficar na superfície. E para funcionar, basta receber a pressão (peso mais velocidade) do carro ou caminhão que estiver passando sobre ele. Em tese, opera até em temperaturas abaixo de zero e em enchentes, funcionando a partir do peso da água e da correnteza. Leia mais aqui.

Transformação

Uma antiga estação elevatória de esgotos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Pinheiros, é o mais novo abrigo para a fauna da cidade de São Paulo. No espaço, de 900 m2, a sustentabilidade foi o fator principal para a sua construção. O prédio, cercado por plantas da flora regional, fornecerá alimentos e abrigo para os pássaros. Desde o primeiro momento, a sustentabilidade norteou o projeto. Houve reaproveitamento do material existente e o projeto procurou minimizar as emissões de gases de efeito estufa e os resíduos e impactos. O entulho gerado foi usado para o nivelamento da obra, por exemplo. Mais informações aqui.

Linha de crédito

Em março, o Governo de São Paulo lançou, no 1º Seminário Economia Verde, na capital, a nova linha de crédito da Agência de Fomento Paulista, a Linha Economia Verde. A linha é voltada para as pequenas e médias empresas paulistas que tenham projetos da agroindústria, mudança de combustíveis, saneamento, tratamento e aproveitamento de resíduos, energias renováveis, eficiência energética, transporte, processos industriais, recuperação florestal em áreas urbanas e rurais e manejo de resíduos. Saiba mais aqui.

Além disso, o presidente do País Basco, Patxi López, esteve visitando recentemente no Palácio dos Bandeirantes e durante sua passagem pela sede do Governo paulista, conversou com a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e com o então vice-governador Alberto Goldman sobre possíveis parcerias de cooperação tecnológica com o Estado. “Eles têm muita experiência em produção de energia eólica e uma tecnologia muito avançada em energia produzida através da queima do lixo e nós estamos muito interessados em energia renovável”, afirmou a secretária Dilma Pena, na ocaisão. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da CDHU, da Sabesp, da Unesp, da Agência Paulista de Fomento – Nossa Caixa Desenvolvimento