Governo investe em cursos técnicos diferenciados nas Etecs

Cursos de Mídias Eletrônicas e Gestão Pública comprovam o pioneirismo

ter, 13/04/2010 - 14h50 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vem investindo muito no Ensino Ténico. Além de professores qualificados, do sistema de ensino do Centro Paula Souza, de equipamentos e laboratórios para que os alunos cheguem ao mercado de trabalho com uma formação o mais completa possível, o investimento também tem sido forte na criação de cursos diferenciados e inovadores.

Tanto que nesta terça-feira, 13, o governador Alberto Goldman entregou a primeira Etec de Gestão Pública do Brasil. O curso da nova Etec desafiará os alunos com jogos públicos, em que situações e problemas do cotidiano da gestão pública, baseados em casos concretos, serão disputados nas aulas de laboratório.

Outro destaque do curso da Etec de Gestão Pública é a Tutoria, um método em sintonia com as mais modernas e atuais práticas pedagógicas de formação profissional, que contará com técnicos experientes do Cepam no papel de tutores para aconselhar e orientar os alunos ao longo do curso, fazendo a ponte entre os professores, os alunos e o Cepam.

Curso de Cuidador de Idosos

O Centro Paula Souza vai oferecer vagas no segundo semestre de 2010 para o curso técnico de Cuidador de Idosos. O novo curso terá duração de 400 horas/aulas distribuídas em um semestre e atenderá à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade.

A ideia é implantá-lo nas Etecs que já oferecem o curso técnico de Enfermagem. O técnico será habilitado a atuar diretamente com idosos com deficiência. Poderá verificar alimentação, medicação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da pessoa idosa. Também ajudará em situações de dependência, estimulando o autocuidado, a independência e a prevenção de incapacidades, baseado em fundamentos científicos e éticos. Poderá ainda integrar equipes multidisciplinares de profissionais de nível superior da área da saúde em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas. Saiba mais aqui.

Curso de Mídias Eletrônicas

No dia 19 de março, o Governo do Estado firmou um convênio para a implantação de uma Escola Técnica (Etec) voltada para a área de mídia eletrônica. A nova Etec é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho. 

A previsão  é de que a unidade inicie as atividades em 2011, com dois cursos técnicos – Multimídia, com duração de três semestres, e Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. Inicialmente, estão previstas 240 vagas – 120 entre os dois cursos nos três períodos. O Centro Paula Souza ficará responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, pela contratação de professores, compra de mobiliário e equipamentos e pela infraestrutura para o funcionamento dos cursos. Saiba mais aqui.

Conheça aqui também alguns dos laboratórios de destaque nas Fatecs e Etecs do Estado.

Do Portal do Governo do Estado com informações do Centro Paula Souza