Governo inicia licitação para canalização do córrego Oratório

Projeto integra do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê e tem por objetivo combater enchentes

ter, 21/09/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Governo iniciou no dia 18 de setembro o processo de licitação para canalização de 7,5 mil metros do córrego Oratório, da foz junto ao rio Tamanduateí à divisa de Mauá. O projeto integra do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê (PDMAT), e tem por objetivo combater as enchentes que afetam os bairros vizinhos ao córrego, nos municípios de São Paulo com Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

As obras serão executadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia. O projeto prevê também intervenções em oito pontes que ligam São Paulo e Santo André e representam pontos de estrangulamento na vazão, que facilitam a ocorrência de enchentes; e a remoção de mais de mil famílias que habitam as margens do córrego em situação de risco.

O superintendente do DAEE, Amauri Pastorello, destaca que “as famílias já foram cadastradas e a realocação será realizada observando os cuidados necessários com esse tipo de operação”.

O Governo deverá investir cerca de R$ 80 milhões no conjunto de obras que conta com financiamento da Caixa Econômica Federal. A licitação deverá estar concluída em até 90 dias e prazo de execução é de 24 meses após a emissão da ordem de serviço.

Do DAEE