Governo inicia duplicação da Rodovia Eng. Constâncio Cintra, em Itatiba

Duplicação ocorrerá entre os quilômetros 66,5 e 83,35, em ambos os sentidos

qui, 23/09/2010 - 7h41 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 9h49)

O Governo anunciou nesta quinta-feira, 23, o início da duplicação Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), uma das principais obras no Corredor D. Pedro I, viabilizada pelo Programa de Concessões. Realizada pela concessionária Rota das Bandeiras, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a duplicação, entre os municípios de Itatiba e Jundiaí, envolve investimento de R$ 98,4 milhões e deve ser concluída em 15 meses. O evento contou com as presenças do governador Alberto Goldman, do secretário dos Transportes, Mauro Arce, e do diretor de Investimentos da Artesp, Theodoro de Almeida Pupo Júnior, além de autoridades locais.

A Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra será duplicada entre os quilômetros 66,5 e 83,35, em ambos os sentidos. O trecho também receberá vias marginais entre o km 77,4 e o km 81, um trevo no km 67, acesso a SPA 067/360, no bairro Caxambú, em Jundiaí, outro trevo no km 81, conexão da SP 360 com a SP 063 e a futura perimetral de Itatiba, além de 6 viadutos, uma passagem inferior e uma passarela. As obras devem gerar 1.200 empregos diretos.

Em maio deste ano o Corredor D. Pedro I recebeu sua primeira obra de ampliação: duas novas alças de acesso no km 129 da Rodovia D. Pedro I (SP 065). Essa ampliação eliminou uma série de contornos que os motoristas eram obrigados a fazer na transição entre a rodovia e a Avenida Mackenzie, um dos principais acessos à Campinas a partir da SP 065. Na sua execução foi investido R$ 1,7 milhão e gerados 130 empregos diretos.

Corredor D. Pedro I

O Corredor D. Pedro I, que inclui as rodovias SP 065, SP 332, SP 063 e SP 083, receberá R$ 2,2 bilhões em investimentos do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. Desde abril de 2009, início da concessão, essas rodovias receberam R$ 224 milhões em melhorias de infraestrutura que alcançaram 16 municípios. Outros 122 milhões foram destinados a operação, o que inclui os serviços de socorro médico e mecânico.

A concessão também assegurou para a região de Campinas grandes ampliações. Além da duplicação da SP 360 entre Itatiba e Jundiaí, serão executadas:

– a duplicação da SP 332 entre Engenheiro Coelho e Conchal
– a implantação da Via Perimetral de Itatiba
– o prolongamento do Anel Viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e o Aeroporto de Viracopos

Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 12 lotes de rodovias. Os investimentos realizados na malha dessa primeira etapa somam R$ 17,3 bilhões (valores atualizados). O principal resultado são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas está 40,9% menor em relação ao ano de 2000. Além disso, essas rodovias figuram entre as melhores do país, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007 o Governo iniciou a segunda etapa do programa. Foram concedidos cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e o Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1.747 quilômetros. Esta nova etapa garante investimentos de R$ 8 bilhões em obras, além de 14 bilhões em serviços operacionais.

Da Artesp