Governo inicia campanha para vacinar crianças de até cinco anos

Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 80% das crianças estão com vacinação em dia

sáb, 18/08/2012 - 10h32 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesse sábado, 18, do início da campanha para colocar em dia a vacinação das crianças menores de cinco anos. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança. “A vacina é muito eficiente. Há 24 anos São Paulo não registra nenhum caso de poliomielite. Mas tem que tomar, porque ainda há casos na Ásia e na África. É muito importante todos os pais, avós, trazerem as crianças de até cinco anos para a caderneta estar certinha, pois vai preservar a saúde delas”, disse o governador. A expectativa é que 2,9 milhões sejam vacinados na campanha que vai até a próxima sexta-feira.

LEIA TAMBÉM:
Sábado é dia de colocar a vacinação em dia

Segundo balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, até as 14h desse sábado, 507 mil menores de cinco anos compareceram aos postos de saúde em todo o Estado. Destes, 86,7% estavam com seus esquemas de vacinação em dia. Ainda de acordo com o levantamento prévio, foram aplicadas 116,9 mil doses de vacinas contra 15 tipos de doenças, dentre elas paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também está sendo oferecida, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

São 36,5 mil profissionais da saúde em cerca de quatro mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes. Caso a caderneta tenha sido perdida, a recomendação é comparecer ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que lá seja feita uma consulta aos arquivos da unidade.

A campanha segue até o dia 24 de agosto. Confira a lista com os endereços dos postos de vacinação da Grande São Paulo.

(* matéria atualizada às 20h45)

Do Portal do Governo do Estado