Governo incentiva atividades físicas no Dia do Desafio

Na quarta-feira, 27, estudantes de todo o Estado, passageiros da CPTM e usuários do Poupatempo vão participar da competição mundial

qua, 27/05/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Dia do Desafio será comemorado em todo o mundo nessa quarta-feira, 27. No Estado de São Paulo, várias instituições programaram atividades físicas para lembrar a data, que tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos e incentivar a redução do consumo energético.

Estudantes de 562 cidades do Estado vão praticar, ao menos, 15 minutos de exercícios físicos nessa quarta-feira. Só na capital, cerca um milhão de estudantes estarão mobilizados em diversas atividades.

Também na capital, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão fazer aulas de dança de salão. Alguns postos da rede Poupatempo da capital e da Grande São Paulo também programaram atividades físicas, que vão desde ginástica laboral e yoga até apresentação teatral.

O Dia do Desafio ocorre uma vez ao ano, sempre na última quarta-feira de maio. A idéia surgiu no Canadá em 1983, quando um prefeito de uma pequena localidade sugeriu que a população caminhasse por 15 minutos pelas ruas. O objetivo era combater o frio de quase 20 graus negativos e economizar luz elétrica.

Para incentivar a participação da população, foi criado o desafio entre cidades que têm populações semelhantes (em quantidade). No Brasil, o evento ocorre desde 1995 e mais de 3.580 cidades se inscreveram. Na edição 2009, intitulada “Você se mexe e o mundo mexe junto”, São Paulo enfrentará Bogotá, capital da Colômbia.