Governo inaugura unidade de pesquisa em ovinos

Unidade conta com dois laboratórios, além de uma área de confinamento experimental

qui, 25/02/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugura nesta quinta-feira, 25, as novas instalações da Unidade de Pesquisa em Zootecnia do Pólo Médio Paranapanema da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, na cidade de Assis. Com a reforma do prédio, foram construídos dois laboratórios (um de avaliação de alimentos e outro de sanidade animal), além de um confinamento experimental para ovinos, com baias individuais.

Segundo a pesquisadora da secretaria, Marise Cação Rodrigues, pesquisadores da Apta e do IZ – Instituto de Zootecnia já realizam experimentos que aliam dietas para ovinos com co-produtos (mandioca, soja e milho) que são abundantes e muito utilizados no Vale do Paranapanema, e rações com grãos integrais, como cereais (milho, sorgo e milheto) e oleaginosas (soja, algodão e girassol), em dietas de alto concentrado.

Muitos destes trabalhos são realizados em parceria com produtores, cooperativas agrícolas, empresas do setor privado e ainda com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paralelamente à cerimônia de inauguração das novas instalações, o IZ e o Polo Médio Paranapanema promovem a segunda reunião para discutir um programa conjunto de pesquisas em ovinocultura para o Estado de São Paulo. O evento deverá reunir pesquisadores da Apta na área de zootecnia e técnicos da Cati, da Codeagro da CDA e da Câmara Setorial de Ovinocultura, além de professores de universidades, ovinocultores e técnicos do setor privado. O objetivo do encontro é levantar os pontos críticos do setor e as demandas para a pesquisa pública em ovinocultura.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento