Governo inaugura Fábrica de Cultura em Vila Nova Cachoeirinha

Prédio tem 5,1 mil m² de área construída e é totalmente equipado para oferecer à comunidade aulas de iniciação artística e atividades diversas

sáb, 31/03/2012 - 12h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 31, mais uma unidade do programa Fábricas de Cultura, desta vez no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital. O prédio com 5,1 mil m² é completamente equipado para oferecer cursos de diversas linguagens artísticas às crianças e jovens da região. Além disso, a Fábrica é um espaço aberto para que artistas da comunidade apresentem seu trabalho. Esta é a quinta Fábrica de Cultura a ser inaugurada desde o ano passado, todas em bairros da periferia de São Paulo com alto índice de vulnerabilidade juvenil. Todas as atividades oferecidas nestes locais são gratuitas.

“É uma fábrica diferente, porque tem múltiplas finalidades. Uma fábrica de criatividade, de cultura, lazer, entretenimento para a comunidade, uma escola, porque os jovens, as crianças, as famílias vão poder estudar, quem quiser fazer curso de bateria, violão, violino, os mais variados instrumentos musicais, teatro, cinema, literatura”, disse Alckmin.

“É, também, uma fábrica de empregos. Aqui já tem 55 profissionais que começam a trabalhar, e nós vamos formar educadores, monitores. São Paulo é uma capital mundial de serviços, de cultura, de teatro, de cinema, das artes, de eventos, então, nós vamos formar bons profissionais”, completou o governador.

A Fábrica de Vila Nova Cachoeirinha recebeu investimento total de R$ 11,7 milhões em recursos da Secretaria de Estado da Cultura, sendo 54% em verbas próprias e 46% via contrato de empréstimo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O projeto Fábricas de Cultura dá aos jovens oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal longe das drogas e da violência”, afirmou o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. Além disso, moradores do próprio bairro ocupam um terço dos 55 empregos diretos gerados pela Fábrica.

O prédio tem salas de aula equipadas para cada modalidade de ateliê a ser oferecido (música, dança, teatro, circo, multimeios, artes visuais), uma biblioteca com computadores conectados à internet e acervo inicial de 2 mil livros, além de uma sala de múltiplo uso, ampla, que pode ser utilizada tanto para atividades pedagógicas como para apresentações. A Fábrica funcionará inicialmente de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h com os ateliês regulares para aprendizes matriculados; e aos sábados e domingos das 12h às 17h com shows e atividades abertas a toda a comunidade.

Durante a inauguração, Alckmin afirmou que a unidade também terá atividades para a terceira idade. “As Fábricas de Cultura são muito voltadas para a criança e para o jovem, de 7 a 19 anos. Mas é da família. E tem uma experiência boa, em outras Fábricas de Cultura, de abrir até as 22h, para a terceira idade, para as famílias poderem fazer os cursos e participar.”

A partir de hoje, a Fábrica funcionará com ateliês experimentais até o dia 15 de abril. Será uma oportunidade para que as crianças e jovens participem das aulas livremente e decidam, com base na prática, que curso vão frequentar ao longo do semestre. A partir do dia 10 de abril, paralelamente às aulas experimentais, fica aberto também o período de inscrições. Inicialmente, serão disponibilizadas mil vagas. O início das aulas regulares do semestre está programado para o dia 17 de abril.

A Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoerinha será gerida pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e a Literatura, uma das organizações sociais qualificadas para administrar instituições e programas culturais do Estado de São Paulo, em convênio com a Secretaria. 

Saiba mais

Mais quatro Fábricas de Cultura estão sendo construídas pela Secretaria de Estado da Cultura e devem ser inauguradas ainda este ano. Elas estão localizadas nos bairros de Capão Redondo (zona sul), Cidade Tiradentes (zona leste), Jaçanã e Brasilândia (zona norte). Todas as localidades foram escolhidas por apresentar alto Índice de Vulnerabilidade Juvenil – parâmetro criado pela Fundação Seade com base em dados de crescimento populacional, violência e gravidez entre os jovens, e evasão escolar. 

Mais duas unidades estão em fase de projeto. Uma delas será instalada no bairro do Glicério, região central da cidade, integrada à recuperação do antigo Quartel do Parque Dom Pedro II. Os projetos básico e executivo serão contratados este ano e a expectativa é de que a obra se inicie em 2013. No Parque Belém, haverá uma unidade do programa com previsão de inauguração para o final de 2012. 

Serviço

Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1.281, esquina com a Rua Conselheiro Moreira de Barros

Telefone: (11) 2231-3966

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos das 12h às 17h; fechada às segundas-feiras

Todas as atividades são gratuitas

Mais informações: www.cultura.sp.gov.br e www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura